domingo, 24 de abril de 2011
FELIZ PASCOA
O povo brasileiro envolvido por um feriado prolongado de cunho religioso, espiritual e cultural, leva Poeta Simples a uma maratona, que começa com uma reflexão sobre o que ocorre próximo ao mesmo, varias ceias fora convidado uma delas foi no ilê de Odeberecy em Vilar dos Teles, depois de um pequeno descanso seguiu para uma apresentação artística, num lugar simples e receptivo em vila kenedy cantina GUGUBISTRÔ onde foi servido uma ceia agradável e deliciosa, ouvindo musica de 1ª qualidade da MPB com o interprete MILTON VITAL, onde Poeta Simples conheceu o promoter e teatrólogo ISACK PEREIRA isto no dia 22, no dia seguinte tinha o convite umbandista para a ceia na casa de uma senhora amiga chamada Aldelina, isto sem antes atender uma convocação irrecusável do devoto de SÃO JORGE o sr. Nelson esposo da sra. dona teresa vizinhos do poeta que garantiram um espaço no bar- cantina SULTÃ em Realengo, finalmente seguindo para o lar a reflexão ao criador, através da luz de JESUS CRISTO pedindo que todas as religiões que crê na permissividade que DEUS dá a tudo e a todos ajude a transformar o mundo numa esfera onde a indulgência esclareça a compreensão do que nos parece absurdo e possamos harmonizar a humanidade na grande modificação que todos esperam de uma forma geral. FELIZ PASCOA.
terça-feira, 8 de março de 2011
UM LIVRO VIVO A SER EDITADO , QUEM SE ABILITA?
Djalma Sabiá é homenageado pelo Raízes da Tijuca
O bloco Raízes da Tijuca, do Morro do Salgueiro, levará para Avenida Rio Branco no sábado de carnaval um enredo em homenagem ao compositor salgueirense Djalma de Oliveira Costa, o Djalma Sabiá. A trajetória de Sabiá se confunde com a própria história da agremiação vermelho e branca. O sambista, hoje com 86 anos, iniciou a carreira em 1937, passando pelas escolas Depois Eu Digo e Azul e Branco — das quais mediou a unificação em 1953, fundando o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.
Por essas e outras razões, o presidente do Raízes, Assis Onofre, achou mais do que justo homenagear o compositor.
— Já tinha homenageado os carnavalescos Fernando Pamplona e Joãosinho Trinta. Um dia acordei com a ideia “por que não falar do Sabiá, que é tão importante para a nossa comunidade?”. Ele é a memória viva do samba.
Por essas e outras razões, o presidente do Raízes, Assis Onofre, achou mais do que justo homenagear o compositor.
— Já tinha homenageado os carnavalescos Fernando Pamplona e Joãosinho Trinta. Um dia acordei com a ideia “por que não falar do Sabiá, que é tão importante para a nossa comunidade?”. Ele é a memória viva do samba.
Para Djalma Sabiá, ser lembrado em um samba ainda em vida é uma honra.
— Tem um monte de gente que só é ho-menageado depois que morre e aí não vale mais nada. Estou muito feliz de poder participar desse momento — conta o compositor.
A casa de Djalma Sabiá, na Rua Conde de Bonfim, é considerada um santuário do Salgueiro, de tantas memórias que abriga. Espalhados pelo espaço estão diversas fotos, reportagens, livros e troféus que o
ajudam a lembrar inesgotáveis histórias que viveu com a agremiação. Uma das mais marcantes foi quando conheceu Che Guevara em Cuba no ano de 1959, logo após a Revolução.
A casa de Djalma Sabiá, na Rua Conde de Bonfim, é considerada um santuário do Salgueiro, de tantas memórias que abriga. Espalhados pelo espaço estão diversas fotos, reportagens, livros e troféus que o
ajudam a lembrar inesgotáveis histórias que viveu com a agremiação. Uma das mais marcantes foi quando conheceu Che Guevara em Cuba no ano de 1959, logo após a Revolução.
— O Salgueiro tinha ido fazer a primeira apresentação no exterior, no desfile da liberdade em Cuba. Fidel estava viajando e fui recebido por um rapaz chamado Guevara. Foi sensacional — lembra Sabiá.
Leia a matéria na íntegra na edição desta quinta-feira do GLOBO-Tijuca!
terça-feira, 1 de março de 2011
MEGA TEATRO POPULAR
O grande teatro popular e internacional esta preparado, e ele é o Rio de Janeiro que através dos atores famosos e anônimos fazem suas apresentações por varias partes da cidade, todas as peças são importantes e emocionantes que atinge o ápice na partição teatral denominada sambódromo, atingindo o ponto culminante de sentimentos e emoções, pergunto para que colocação? 1°,2°, 3° ou ultimo lugar, todos podem partilhar deste principal palco de apresentação, numa variação em que bem estudada, administrada com a competência que é peculiar a quem já faz este espetáculo acontecer, imagine que um ensaio na quadra de qualquer escola de samba existe um envolvimento emocional muito grande com uma atração mínima de curiosidade, quando chega no cume da apresentação oficial explode a emoção e todos os sentimentos e manifestos arrolados a tamanha representação por parte de todos. E tenham certeza em razão da capacidade dos organizadores e dos operários o lucro continua imperdível,detalhe sem perder o glamour. Pensem nisto pelo menos para futuro. Um abraço e boa sorte para todos.
Ruy de Oliveira Costa
WWW.poetasimples.blogspot.com
e-mail: 1simplespoeta@gmail.com
Ruy de Oliveira Costa
WWW.poetasimples.blogspot.com
e-mail: 1simplespoeta@gmail.com
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
MILTON VITAL, A MUSICA COM QUALIDADE
este video é de um artista simples, com garra e vontade de fazer o que faz compor e cantar, SEGUE VIDA musica escolhida para divulgação que simboliza a vida de quem quer um lugar ao sol e que este sol brlhe para sempre clareando os caminhos a serem percorridos por um ser sensivel e poetico, espero que gostem pois poeta simples aglutina a sua sensibilidade a este musico que cativa quem o conhece, MILTON VITAL.
sábado, 15 de janeiro de 2011
O MOMENTO DA PIEDADE
PIEDADE
A piedade é a virtude que mais vos aproxima dos anjos;é a irmã da caridade, que vos conduz a DEUS. Ah! Deixai que seu coração se enterneça ante ao espetáculo das misérias e dos sofrimentos dos vossos semelhantes. Vossas lágrimas são um balsamo que lhes derramais nas feridas e, quando, por bondosa simpatia, chegais a lhe proporcionar a esperança e a resignação, que encanto não experimentais! Tem um certo amargor, é certo, esse encanto, porque nasce ao lado da desgraça; mas, não tendo o sabor acre dos gozos mundanos, também não traz as pungentes decepções do vazio que estes últimos deixam após si. Envolve-o penetrante suavidade que enche de jubilo a alma. A piedade, a piedade bem sentida é amor; amor é devotamento; devotamento é o olvido de si mesmo e esse olvido, essa abnegação em favor dos desgraçados, é a virtude por excelência, a que em toda sua vida praticou o divino Messias e ensinou na sua doutrina tão santa e tão sublime.
Eis as vestes da alma e o alimento dos espíritos e o conforto ao coração dos encarnados diante de tamanha desgraça as cidades serranas do Rio de janeiro. EM ORAÇÃO, EM PRECE, EM REFLEXÃO; PIEDADE SENHOR.
domingo, 9 de janeiro de 2011
Enfim mais um período se passou na TERRA o planeta azul em tradicional manifestação comemorou o presuposto natalicio do ícone espiritual da humanidade e a transição do calendario terrestre. A vida no planeta segue sua experiencia e evolução em meio a degradações e superações, em confrontos com adversidades que pululam em redor, na superficie e interior do globo, a visão para se enchergar DEUS ainda é vigente através da liberdade dada ao ser vivente, que se depara com a simplicidade e a complexidade em provas primarias da existencia do eterno criador. Na alegria das comemorações a grande reflexão se faz presente, umas autenticas outras superfluas, cuja as diversificações não impedem a aproximação da divina espiritualidade que busca a transformação da humanidade em prol do bem de todos. que todos tenham um bom ano de 2011.
domingo, 5 de dezembro de 2010
TIA NININHA
A história é um tópico cultural maravilhoso livre e amplo que traz a este blog uma adpta entre muitas existentes do festivo carnaval carioca, fez a sua passagem terrestre deixando saudade que leva a lembrança de momentos alegres, como o desfile de sua escola de samba querida Acadêmicos do Salgueiro, a baiana clássica, sócia remida e fundadora de carteirinha nº 42 de 07 de maio de 1953 assinada então pelo presidente Paulino de Oliveira, época em que não havia patrocinio e os integrantes associados da agremiação substanciavam financeiramente e operacionalmente ofertando cada um sua mão de obra para colocar o carnaval na avenida.ADELINA DA SILVA COSTA a Tia Nininha, que só deixoude desfilar aos 39 anos por descobrir que era hipertensa, sofria de angina e ficou receosa de faltar aos seus dois filhos pequenos. mas era uma das integrantes que ficou nos anais da escola do seu coração. esteja em paz TIA NININHA.
| MEMóRIA SALGUEIRENSE Djalma Sabiá a memória do samba! RIO (www.twitter.com/pullitzer) - Djalma Sabiá é o nome e o homem e não precisa acrescentar nada mais, para quem é da safra passada, como Luiz Fernando “Laíla” Ribeiro do Carmo, com quem escreveram um parte da história da Acadêmicos do Salgueiro, para se saber de quem se trata; mas para rapazeide de agora, tem que se bater na mesma tecla: Djalma Sabiá, a memória do samba! É assim que será cantando pelo Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Raízes da Tijuca, no próximo Carnaval. Nascido Djalma de Oliveira Costa, num dia 13 de maio - que é uma coincidência bendita, – o sambista Djalma Sabiá tem 85 anos. O apelido futebolístico, por conta das longas pernas finas, que impedia o ataque adversário das peladas domingueiras; comungou tão bem com o apelido artístico, por conta do sambista que mostrou sua vocação já aos 12 anos quando desfilou pela primeira vez na Azul e Branco, sendo o único acadêmico do Salgueiro vivo que testemunhou a fundação da escola Vermelho-e-Branco. Nem o Raízes da Tijuca, muito menos o segmento de Harmonia da Acadêmicos do Salgueiro – que dedicou à festa de ontem (1º de novembro) - estão fazendo favor em homenagear Djalma Sabiá. No mínimo fazem Justiça a este grande baluarte da escola, autor de clássicos como “Navio Negreiros’, “Chico-Rei”, “Viagens Pitorescas ao Brasil”, entre outros. Para Mano Décio, Sabiá é um dos dois melhores compositores de samba enredo. O outro é Silas de Oliveira. A homenagem a Djalma Sabiá se perpetuará, através do troféu que leva seu nome, e que foi entregue a algumas personalidades do mundo do samba na “Festa da Harmonia”. Entre essas pessoas, destaca-se Luis Fernando “Laíla” Ribeiro do Carmo, que viveu com Sabiá, uma longa e importante da história do Salgueiro. Desde quando moleques colocavam, cada um com estilo peculiar, o seu bloco na rua e “O surdo era uma lata de banha, de 20, o repique era de dez, a cuíca era uma lata dessas de azeitona comprida, fazia um furinho no meio, botava um bambu ali e saía puxando", como dita a memória do grande mestre e eterno salgueirense. Depois das pernadas que a vida deu na família e na vida de Sabiá ele cultua o amor pela esplêndida e rica história do seu Salgueiro, num pequeno “santuário” montado na sala do seu conjugado na Saens-Peña. Sabiá aconselha orapazeide moderna a “cultivar esse amor, essa abnegação pela escola de samba, seja esta ou aquela”. É um minimuseu que reúne alfarrábios, fotos, revistas e jornais, registros de um tempo em que Sabiá cantava de galo. Mas, sacramenta o compositor, que quer ser lembrado como um passarinho, pelo seu canto original. [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
FESTA SALGUEIRENSE Laíla recebe troféu Djalma Sabiá RIO (www.twitter.com/pullitzer) - A maioria da agremiações do Rio e São Paulo marcaram presença com seus representantes da Harmonia. As comitivas eram recepcionadas à entrada, depositavam o pavilhão no apoiadores que completados se tornaram num cenário original e bonito. Uma noite colorida pelo Azul-e-branco da Portela, da Beija-flor, da Unidos de Padre Miguel, pelo Verde-e-Rosa da primeira e única de Mangueira, enfim por todas as cores do arco-íris (sem trocadilho). A abertura da festa ficou por conta do cantor Luciano Camilo e banda. Depois, Jô Calça Larga, diretor de Harmonia, e anfitrião da noite, ao som do Furiosa, regida pelo mestre Marcão, entoando o enredo “Salgueiro apresenta: O Rio no Cinema”, começou às homenagens. Com a presença da presidente Regina Celi Fernandes, Marcelo Monteros e da rainha da bateria Viviane Araújo, Jô chamou ao palco o dono da noite Djalma Sabiá que foi saudado por todos e recebeu as merecidas reverências. Em seguida, Laíla subiu ao palco para receber o troféu Djalma Sabiá, com quem trocou cumprimentos e rápidas reminiscências. [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
PLANTãO DE CARNAVAL Djalma Sabiá, o mestre virou troféu RIO (twitter.com/pullitzer) - A diretoria de Harmonia da Acadêmicos do Salgueiro promoveu, na noite de ontem, uma grande festa de confraternização com o segmento das co-irmãs do Rio e São Paulo. O grande momento da noite foi a homenagem prestada a um dos seus baluartes, Djalma Sabiá, simbolizada por um troféu que recebeu seu nome e, principalmente, pela noite ser inteiramente dedicada a ele. Outro destaque, foi a premiação conferida pela Harmonia a nada menos do que Luiz Fernando "Laíla" Ribeiro do Carmo, diretor de Carnaval da Beija-Flor de Nilópolis, que manifestou sua vocação ainda criança ,justamente no Salgueiro, onde a desenvolveu tornando-se um dos nomes mais importantes do Carnaval, ainda naquela escola. PS: Mais notícias sobre a noitada maravilhosa do Salgueiro, nas próximas postagens. [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
PERSONALIDADE DE UM TEMPO BOM
IVONETE DE ASSIS COELHO - ( VONETIM) personagem de um bom e organizado futebol de varzea nos anos 70 no morro do Salgueiro, de onde muitos sairam para se profissionalizar e tentar a sorte, não foi o caso do vonetim que entretanto fora consagrado tal qual sua humildade pelo povo do lugar em épocas em que o SIMPLES POETA ainda menino conhecia de perto aqueles que lhe dariam visualmente noção de jogo de futebol, de lances emocionantes, partidas consideradas classicas devido as localidades envolvidas mesmo no morro, defesas fenomenais, disputas de penaltis onde muitos arqueiros se consagravam dentre eles o arqueiro Vonetim, encontra-se este goleiro no escrete de personagens que passaram naquele campo lá no alto da colina no morro do SALGUEIRO que dentre tantos ouso escalar assim : VONETIM, Pousada, Peú, Abdala, Rubinho, Gil, Didico, Orlando, Zé, Zoim, isto faltando gente que encucava um entretantos tecnicos de futebolde varzea e bom de bola o sr. Silas Lopes de geração anterior que fazia o pequenos olhos do poeta brilhar e as vezes comedidamente ir as lagrimas com a manifestação de alegria da população que voluntariamente participava e prestigiava o futebol da colina e lá estava um goleiro que fez história e eu estou aqui contando parte dela, em homenagem a esta geração até uma poesia foi escrita no livro de titulo SIMPLES em meados de 2005.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
A diversidade da vida humana expande-se para o abstrato configurado em espiritualidade que tenta dá suporte explicativo e comportamental dos seres e da própria vida, relativo à crença em DEUS resume-se em irmandade a relação entre todos. Em relação à organização social criada em que a família era um grande suporte, hoje mal se sustenta em sua raiz, a falta de respeito extrapola e expõe a privativa relação familiar. Fato este cuja esperança espera naturalidade com a redenção do mundo com a evolução social e espiritual onde DEUS será concretamente reconhecido em cada ser que habita o universo tal a grandeza da transformação.O crime, a má educação, onde filhos não respeitam os pais, os mais velhos, onde o sarcasmo é evidente, e a evolução é encarada como um modernismo vulgar de linguagens e atitudes disformes aumentando as dificuldades da torre de babel, o ser que procura melhorar interna e externamente, vive no fio da navalha enquanto não encontra o equilíbrio, a perda parece maior quando se tenta no menor desequilíbrio os seres que procuram melhorar são crucificados, porque procuram se educar procura amar, procuram fazer caridade sem alarde, mas ainda são imperfeitos sujeitos a sutilezas ou até mesmo grosserias as quais não se esperariam destes seres.
Ajudar ao próximo pode requer sacrifícios, mas acredita-se porem que o maior deles seja com o próprio, em razão da nossa própria imperfeição, apesar do mesmo ser motivo de aprendizado ao alcance da compreensão das mentes dotadas para entendimentos simples e complexos que envolvem todo o universo.Intui-se a não desistência tudo que esta sujo é porque existe a limpeza e se existe a sujeira é porque existe sujo, e isto pode esta implícita no belo e no feio, enfim as dificuldades humanas decorrem de relacionamentos diversos sem harmonia para alcançar mesmos objetivos de modo diferenciado, todos isufruindo do livre arbítrio de difícil equilíbrio para a raça humana, que não busca suporte onde lhe é diarimante oferecido DEUS.
Ruy de Oliveira Costa
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Pegando carona no Jornal Meia Hora do dia 03/11/2010, na coluna babado da colunista Valeria de Souza, eis que me deparo com o poeta e compositor auto didata DJALMA DE OLIVEIRA COSTA, O DJALMA SABIÁ, homenagenhando e sendo homenageado, um ser tombado como patrimonio historico além da estatueta, sugere o blog aos tijucanos, salgueirense, governador e prefeito uma estatua em plena praça Saens Pena do humilde e culto poeta.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
O CAMINHO DA GLORIA ( Parte 01 Parque Real- Realengo- RJ- Brasil)
1972. moravámos na av, santa cruz de aluguél onde a denuncia vazia nos fazia pagar absurdos de aluguel. \Eu Gloria era esteticista Constantino Roberti dentista, tinhamos juntos um salão de beleza. comércio que nos deu oportunidade de comprar um terreno no parque real.chegamos até aqui por conscidência do destino. uma cliente que morava em São Paulo tinha perdido todos os documentos e tinha comentado comigo enquanto lhes fazia uma limpeza de pele.Eu sabia onde a irmã dela morava devido, ter feito campanha eleitoral para Constantino pela ARENA. nessa época o general Figueiredo era o presidente e estava determinando um aumento de salário de seis em seis meses,Constantino tinha uma grande visão de negócios e ao chegarmos a casa da irmã de minha cliente para entregar os documentos perdidos que tinha chegado as minhas mãos deparamos com a propaganda da ECIA. foi entâo que conhecemos o Paulo Corretor que nos monstrou os terrenos.Fizemos o possível para compra-lo.A propaganda da ECIa era linda tinha tudo que um morador precisava (agua ,esgoto,luz condução). na época era como se estivesse lendo uma bula de remédio , assinamos o contrato de compra e venda .Constantino apenas se preocupou com enchentes e foi ver onde se localizava o rio mais próximo. Em suas experiências de vida viu que estava tudo certo. mas as coisas nâo era como estava escrito. Não tinha esgoto como não temos até hoje. Não tinhamos luz, esta era feita em postes de madeira vindo da rua Aritiba.Iniciamos nossa construçâo. Nesse interim já havia um movimento para se colocar luz e quem estava a frente era uma senhora que vendia legumes no final da rua Paulo Vidal.como Constantino era candidato foi procurado por este grupo e para que o grupo fosse fortalecido Constantino deu idéia para criarmos uma associação de moradores o que foi prontamente aceita pelos moradores. Desta união surgiu a Ampar pela qual unidos em um só objetivo conseguimos junto aos politico da época ( Miro teixeira, Jorge leite) o aval para colocarmos luz no parque real.
Assinar:
Postagens (Atom)




















