terça-feira, 17 de outubro de 2017

R.O.C SIMPLES.







R.O.C. SIMPLES

Hoje 17 de outubro de 2017, nove anos depois de inaugurado o blog passa a ter o nome de R.O.C. SIMPLES, sem deixar de propiciar a seguidores e o publico em geral de suas matérias de modo diversificado, simples  tentando aprender e expor conhecimentos e cultura onde a poesia e ou textos correlacionados ao mundo literário ou não serão respeitosamente publicados, mantendo a áurea
 inspiradora do Poeta Simples e daqueles que acreditam escritor Ruy de Oliveira Costa, R.O.C. SIMPLES.



quarta-feira, 14 de junho de 2017

RESERVA FLORESTAL.












RESERVA FLORESTAL

Manha amena frio amigo
Quente debaixo do cobertor
Reflexivo na busca dos sentidos
Da cama saio sem pavor.


Vou caminhar junto a natureza
Vizinha de minha morada
Fluindo fluidos
Numa salutar caminhada.


Ladeado pelo verde de mata atlântica
Entro na reserva florestal
Em Barata- Realengo
Aqui no Rio de Janeiro capital.


O stress, a angustia, a tristeza  se apavoram
E o corpo se transforma num canal limpo de transição
A mente absorve mensagens de paz
De energias que traduzem do divino uma benção.


Ruy de oliveira costa


quarta-feira, 5 de abril de 2017

INSPIRAÇÃO SOBRE FÉ, AMOR E O INDEFINIDO SER.




SOB FORTE INSPIRAÇÃO.


A fé é boa, forte, a fé é  essência latente ao ser vivente, porém fazem mal uso , maltratam esta essência, a tal ponto de a diluírem, a enfraquecerem, esta energia de origem sob conjectura desconhecida, presumível de cargas de inocência e esperança de grande magnitude.


A fé não é vontade, força, querer, não é acreditar, a fé é solidaria, caridosa e espontânea, a fé não é igual ao amor, é o amor, que vê através do inacreditável, que só é palpável onde habita o equilíbrio.

A fé é voluntaria, num meio adverso, por isto é mal utilizada, maltratada, ignorada, tratada com vulgaridade.
O sofrimento, a confusão, a exploração, a escravidão a que se rende o ser humano, faz do senhor escravo e o escravo senhor em horrendos procedimentos de uma interdependência vil, no ver da história, são todos escravos de suas vontades e desejos muitas vezes desarvorados, vivendo num falso equilíbrio diante  de uma sociedade desequilibrada.


A milênios as mentes boas vem traduzindo o caminho do verdadeiro equilíbrio e a humanidade ignora na quase sua totalidade. É de perceber por vários períodos da vida de uma forma ou de outra, segmentos da humanidade tentam dominar o mundo, e não conseguem, porque são encegueirados em ter tudo, agregando a isto sofrimentos irreparáveis a numerosos seres, inclusive além dos humanos,

Muitos pensam e indagam. ___ Onde esta Deus?
Deus não existe onde tem muitos deuses, Deus é uma definição humana principiada e realçada pelo medo e desconhecimento, diante de indefinida e sintomática presença de algo que ainda nos é abstrato cuja mentes humanas assim definem DEUS.
Recebem toda as inspirações de desenvolvimento de contínua criação, razão pela qual atingem estágios, presenciam e vivenciam o avanço de suas evoluções, desde o ponto em que caracterizam coisas como, milagres da vida.


Dependendo da recepção a fé se manifesta e se transforma na sua forma de ser amor resplandecente, sobre e sob um ambiente de equilíbrio verdadeiro, onde o diálogo com o ser indefinível não pareça e não é loucura, por não sabermos a proveniência dos sentimentos, ainda.

Alguns pensam que são poderosos, que as riquezas trarão privilégios, e trazem a honra de bem prover a si e a todos igualitariamente, qualquer coisa diferente disto, incide numa falha milenar, que não é e nunca será tolerada, diante de um sofrimento que dilui o medo, onde a fé que é amor é afastada por ser renegada.
Fato é que existe o sistema criador, percebe-se as sistêmicas da vida, cuja autonomia de peças em suas funções correlatas, aos objetivos comuns em um bem-estar integral a todos.
É corriqueiro o que diz a história a milênios quanto ao erro e suas sequencias e consequências. Que erro foi?
Ficamos nas incógnitas conjecturas e ao sofrimento que se perpetua e torna as coisas dos homens covardes e complexas a tal ponto de confundirem tudo através do mal, que o torna um ser mal.


O ser vivente ainda tem muito aprender principalmente com o atraso de sua evolução, por falta de fé, que tem também o nome de amor vindo do ser de essência criadora, a quem ou o que muitos chamam de DEUS e DEUS não é santo, não é algo representativo, vulgar, materialista ou qualquer outra coisa traduzida em qualquer língua viva ou morta.

Vivem crises, por várias passaram, os responsáveis bem o sabem e dominarão por mais tempo algumas situações, por existirem milhões de asseclas, seguidores da mesma mentalidade, sob influencias terríveis que muitos não tem noção.


Para atenuar o sofrimento da maioria, ainda existe e existirá sempre, o esquema princípio da criação, que mesmo nas conjecturas há um fundo de verdade cuja a permissiva evolução esclarecerá e com o tempo vindouro as explicações serão claras e comprobatórias.


Todos sabem, aqui é mais um tópico repetitivo da história, apesar de algumas deturpações os avisos, as orientações se correlacionam.
Não confundam com religião, a maioria faz mal uso da fé, consequentemente do amor, ferindo o verdadeiro proposito da criação, a luz de um sistema divinamente superior.

Ruy de oliveira costa ( produto da criação)




domingo, 2 de abril de 2017

SEM EXPLICAÇÃO.


SEM EXPLICAÇÃO.


Não sei como explicar de no silencio encontrar
Momentos de contatos que insisto, não sei explicar
Por vezes tentei ignorar sob ameaça de loucura
O tempo foi passando percebi que não tenho como desligar.



O silencio vem com o pensamento cheio de informações
Que se for explicar algumas é bem provável que fique só
Percebo a escassez de mentes que atinge o mesmo silencio mensageiro
Que nos chega a doer de dá dó.


São trazidas no vácuo entre o concreto e o abstrato
Como uma música suave a tocar-te   o sentimento
Entre a música e o sentimento tantos atos
Que não consegues tocar apesar de todo envolvimento.

Este silencio que traz a reflexão suave ou de revolta
De ilusão, paixão, amor
Ocorre-me inquirir-me sobre meus atos, ações
Que se esconde no pudor.


E quando a fraqueza se aproxima
Tentando dominar corpo e espirito a deprimir
Mediante a resistência surge o reforço no silencio
 Em  um abraço solidário o levante do animo pode se resumir.

É quando em mim cresce uma confiança
Vinda no reflexivo silencio, de algo que ajuda e nada cobra.
Não me indagues, não saberei explicar
Só sei que uma felicidade me toca que as vezes fico entre sorrir e chorar.


Ruy de Oliveira costa (MOMENTOS ENCANTADOS). ACERVO Biblioteca Nacional.


quarta-feira, 22 de março de 2017

UMA POESIA UNIFICADORA.


FAMÍLIA

Estava eu a pensar sobre o tema;
Busquei saber sobre sua etimologia;
Valorizada por muitos, alguns falsos irônicos;
Debochado de  irascível demagogia.

Outros levam-na em alta consideração;
Estimulo para toda vida age a seu favor;
Em prática grupal em união;
Que julgam selar com sentimento de amor.


 E com profunda percepção

Além vou da prática e da definição
Que a família da qual fazemos parte
Não tem fim e foge a imaginação.

A dinastia de cada família existente
Parece-me fragmentos da célula divina
Que em toda a vivencia sinaliza
A luz que ao caminho da origem nos encaminha.


Se vós ó ser vivente!
Que pela família se conduz
Siga sempre em frente
Fazendo o bem que o amor produz.


Pois se prezas pai e mãe ferramentas de sua vida
Conserva-te nesta linha e direção;
Ainda que saias de casa
A família estará sempre a te espreitar
Porque ela é maior, quanto mais o próximo amar.


E grande é a célula familiar quando entende e percebe;
Além do nosso horizonte que nos parece distante;
A existência de infinitas moradas;
Residências contínuas de nossas famílias muito dantes anunciadas.


R.O.C. (poeta)

Ruy de oliveira costa.

terça-feira, 21 de março de 2017

DE VOLTA DE PEQUENO RECESSO





Em meio as turbulências do dia a dia, das quais todos estarão sujeitas, busquei como de costume, refletir procurando interagir com a realidade a minha volta e que notadamente com influencias fortes sobre minha vida.

A poesia, tomou um contraste muito triste, e o sonho do sonhador particularmente realizado, desejou  ampliar este sonho, no entanto do jeito que é a organização da vida por nós seres humanos, configura sistematicamente um caminho de dificuldades, onde por vezes o sonhador morre sonhando, onde o ser esperançoso, perde a esperança.

Todavia existe um fragmento que aliada ao sonho, a esperança, ganha força a reflexão que conjunta ou solitária tende junto ao seu companheiro silêncio, explorar através do sábio tempo as possibilidades consideradas impossíveis, cuja imaginação parceira da incógnita deixa para o pensamento evolutivo de qualquer ser humano, grandes expectativas de uma reviravolta positiva.

enfim o ser humano mediante a quadros catastrofísticos que perambulam pelo mundo, fica por vezes na expectativa de uma transformação de impacto fantástico e quase sem muita explicação, e no meu humilde e ralo entendimento, mediante as carências de modo geral, principalmente aquelas que desqualifica o ser vivente onde muitos prescrevem a sua diminuta inteligencia,, achando que se tais fossem o mundo seria o tal paraíso por muitos sonhado.

Achando fantástico, extraordinário, grandioso as coisas que transformariam o mundo e os seres que nele habitam, principalmente o ser humano, que é muito diferente de sua primaria formatação, mas algo é possível imaginar a simplicidade com que muitas coisas acontecem e que por isto mesmo é passada despercebida em meio a tanta manipulação, não só de poderes e mídia, mas entre seres humanos considerados comuns com uma estrutura de sociedade que divide tudo com egocentricidade e obviamente desigual com uma visão de valores, que molda o perfil de seres possessivos passivos e outros mais radicais e até agressivos.

Para não me estender muito, quanto ao texto, retorno as interações nas redes sociais, tentando resistir a tudo isto e muito mais, sem grandes expectativas mas a continuar a buscar sonhos, que amenizem o meu condicionamento de vida e também dos meus semelhantes.
não esperem a perfeição, ela não esta em mim, sou humano sujeito a tudo dentro desta esfera planetária, onde os meus escritos e a poesia impulsionada pela filosofia de tantos outros personagens que passaram e passam por esta mesma esfera.

A todos um beijo no coração que é lugar de sentimentos nobres.














domingo, 21 de agosto de 2016

A MINHA CONSCIÊNCIA PRAGMÁTICA.


A MINHA CONSCIÊNCIA PRAGMÁTICA.

 A minha consciência pragmática me condena e me absolve, porque é fato a discordância  que impera em meio a quantitativos imensos de conjecturas que paira sobre tudo e todos.
Não sou dono da verdade, já disse muitas vezes e nunca serei, o que se  manifesta em minha mente limitada que se esforça para entender de modo claro e compreensível o estado organizacional em que o mundo vive , um lugar onde os seres viventes considerados inteligentes, vivem a mercê de uma evolução inexplicável em toda sua profundidade, como se fosse possível dar os seus passos na dependência de algo que nada explica exponencialmente.
Como um ser considerado pai prolifera e cria seres consignados a si como filhos para sofrerem? Algo esta errado ou mal explicado, à de dizer que são mistérios  de Deus, mas que mistério é este que consagra a imperfeição na criação, onde muitos ou todos sofrem e para completar vive o estigma da morte.

Vão dizer que reclamo quando existem seres em situações  degradante, sem braço, sem pernas , cegos por natureza, e outras mazelas que surgem de modo incontestável tamanho o sofrimento, mas que tem a pessoa que não sofre destes males citados? Haveria de ter culpa? Mas o culpado não seria um possível criador?
O ser vivente então procura se blindar, com religiões, e mesmo com a descrença em tudo, onde o medo por muitas vezes se estabelece criam dogmas  como inferno, céu, paraíso, diabo, capeta, e os seres com personalidade fragilizada caem nas correntes de uma escravidão pré determinada de seres viventes que se blindam com isto dando vazão a anseios desta vida confusa cuja a luz no fim do túnel realisticamente ninguém vê.

Culpar DEUS disto tudo é fácil, difícil é reconhecer que pelo tempo de evolução que deve ter como uma mente fora dos padrões conhecidos, passa a ser algo a ser alcançado, todavia a linha de explicação quanto a isto para nós é inexistente. Todas as indagações terão alcance religioso- cientifico indefinido. Olho ao meu redor e  percebo a natureza, e algumas manifestação milenares, desde uma folha que cai, uma planta que nasce,, e o conhecimento das coisas que nos vem passo a passo evolutivamente, como varias descobertas, que confirmou que o mundo era redondo, e que existe outras tantas esferas no espaço e que existe mais espaço.


Vivemos sob a presunção de lideranças históricas de toda espécie neste planeta e nada explica o porque não é solucionado todo o problema que aqui existe, se for darem alguma justificativa de DEUS e que só cabe ao mesmo qualquer ação, o que ele esta esperando? Visto que se de fato tem as prerrogativas que o mundo absorveu sobreo o mesmo. A piedade não existe.
Herege eu? Não, e tenho firmeza em dizer que as respostas que existe é uma revelia parcial quanto a nossa existência, que permite com que nós não sejamos realmente esclarecidos, tudo que acontece de extraordinário, é milagre, é divino, é rotulado de qualquer coisa, o absurdo é coisa do demônio, é o fim do mundo.

 Se um dia a perfeição existiu em nós e conosco viveu o mestre disto tudo o que deu errado? Porque tanta conjectura, para não dizer mistério.
A maior defesa para os ditos mistérios esta na religiosidade, que se tornou algo crônico desde o principio da busca por um mundo melhor,  vários ciclos se fecharam, outros se abriram, e o que existe de concreto é um controle de massa nocivo, onde a pobreza, a miserabilidade, a fome, e outras situações se tornaram moeda de troca e de manutenção de poder e riqueza, principalmente para os gananciosos que vivem o aqui e agora, mas com esta filosofia por assim dizer também vivem os poucos bem intencionados, que não tem força para estabelecer um mundo igual para todos, os hipócritas não deixam. Talvez a unificação dos povos,  nesta igualdade harmônica em paz conseguissem um folego maior de  educação e intelectualidade para perceber algo que ainda o mundo não percebeu, muito menos eu.

Ruy de Oliveira Costa.



sábado, 16 de julho de 2016

POEMA - O BEM IRÁ VINGAR.

O BEM IRÁ VINGAR.


 E mais uma vez lanço um novo olhar, sobre o mesmo e o novo lugar, trocando o ar no esquema da respiração, a viver em constante reflexão, na busca do amor e sua razão, os pensamentos fluem tal como um vento a soprar deixando- se levar  pelas emoções, ouvindo canções no divagar.


Quem na busca encontrar-me, em suas divagas reflexões,  que  as mãos sejam dadas, quem sabe a natureza vá nos conectar aos embriões de uma nova era, a qual o mundo espera para em harmonia se congregar, tal qual fazem as florestas e matas, rios cachoeiras, montanhas e cascatas e todo mar numa formação global sustenta no ar.


E ao ver quem me dar as mãos, vejo uma sequencia, pessoas que deixam o cotidiano, abraçando a ideia, que o amor deve prosperar, neste mar de gente que caminha variante, em surto hipnótico, a fazer as mesmas coisas todos os  dias e horas com medo de contrariar e sentir como um animal o fincar das esporas.

Quem em algum momento indaga a vida?
Quem diante de algo que considere absurdo, não se manifeste minimamente?
Quem não tenta sonhar para sair de pesadelos tão presentes. Vida com amor me parece a muito ausente.


E no final desta reflexão, pausa para a meditação, logo o cotidiano se apresenta, me vejo na rua e tudo que vejo o meu ser lamenta, gente apressada ao trabalho, mendigos pedindo, e ladrões roubando, comida faltando e vendo tantas coisas com lagrimas nos olhos, sem saber explicar, muito menos entender, porque temos que sofrer?...

Vem ela ao meu encontro, alegre e sorridente, meu corpo se refresca, repentinamente, e sem explicação meu pensamento muda, meu coração se acalma, e alisa a minha cabeça como a me consolar, é a brisa num sopro talvez tentando me dizer que o bem irá vingar.



Ruy de oliveira costa. 

sexta-feira, 8 de julho de 2016

FUTURO SEMPRE RESGUARDADO - VISÃO POÉTICA.

FUTURO SEMPRE RESGUARDADO.

Nascemos com desejo padrão
Ser o futuro e a razão
Orgulho das experiências
Passageiros do passado com inteligência.



Nas folgas das responsabilidades
Sem perder a seriedade
O lazer proporcionador de sintomas de liberdade
A nos levar as formas de viver, admirar, amar sem maldade.

Hoje, indo a bailes, sambas, futebol, esporte total
Junto a natureza, ao luar ao sol
Hoje tempos modernos, computação, inteligência artificial,
Má educação, declínio social.


E o futuro entre tristezas e alegrias
Segue lentamente carregado de intempéries
Em grandes e periódicas agonias

Quando outra geração chegar
Ainda poderá se ver
Sobre seus ombros
A resolução da esperança no alvorecer.


João trabalhador, Pedro pedreiro também;
Madalenas, Marias, Joanas, Elizabetes.
São alguns dos representantes
Para as quais a esperança em forma de luz aparece.


O valor das coisas
A ânsia de superioridade
Desejos de suplantar a natureza
Que nos acolhe em permanente oportunidade

Parecem tolos versos
Escritas palavras
Só quem a absorve profundamente
São-lhes salva guardas permanentemente.






Ruy de Oliveira costa..



sexta-feira, 24 de junho de 2016

A INÉDITA - VOLTA POR CIMA






A VOLTA POR CIMA.


O aparecimento é descrito de forma divinal, curta mente não calcula, mesmo  inserido, a capacidade de perceber suas minucias, eram retidas e com o tempo aprender, a beleza em si alvorecer.
O cuidado tamanho providência luminosa, a natureza os envolve em ordem prestimosa abrindo caminhos para um infinito viver.



Linda manifestação perde sua essência, e sem eira, sem beira, o desequilíbrio surgiu, longo tempo de contendas, verteram-se sangrias diversas e o socorro iluminado apareceu na escuridão.
Estavam perdidos , enxergavam da luz só a silhueta, e por negativa intuição, tinha contra a luz violenta reação.


Ao atingirem estagio degradante, surgiram as indagações, numa questão de tempo um raio de luz os alimentou de esperança.
A mesma negada por algumas governanças que nunca lhes deram  real bonança.



A simplicidade aos padrões do aparecimento da vida reaquece não só a esperança, mas o conhecimento sobre o verdadeiro amor, o verdadeiro real divino equalizador.

Ruy de oliveira costa.




segunda-feira, 6 de junho de 2016

POETA SIMPLES EM ROMA- ITÁLIA

Diretamente de Roma na Itália, foto enviada por amigos, Luis agudo e sua filha Arianna expõe em singela homenagem trabalho literario do escritor e poeta Ruy de Oliveira Costa, o Poeta Simples, o livro SUBINDO E DESCENDO, DESCENDO E SUBINDO O MORRO, e do poeta e compositor, e fundador da escola de samba Academicos do salgueiro Djalma Sabiá com o CD da interprete Grassa Rangel tendo ela ainterprete e o citado poeta na capa.

Os poetas ficaram muito felizes tendo os seus trabalhos valorizados por amigos no exterior.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

POESIA RETRATA O MOMENTO ATUAL SOBRE ACRISE POLITICA GERAL QUE ATINGE O SOCIAL.

DURA REALIDADE.

É dura, mas é real, ação da essência do mal que requer do ser humano combatividade ano a ano, é dura sem lirismo, sem amor, sem fraternidade, é dura quanto confusa que ninguém se ajuda.

É real o jogo de interesse que se sobrepõe ao jogo do amor, é dura na injustiça e na dor, é difícil dela fugir, sonhar poucos vão conseguir, o pesadelo ronda para os sonhos destruir.

O negativismo reina em seu auge, os pessimistas nem reagem, os românticos são ignorados não há amor entre os namorados.


Tudo corre bem nesta dura realidade, quando o capital se estabelece é dinheiro que compra a dignidade dos que padecem na fome, na moradia, na estrada, no dia a dia numa desigualdade sem fim.

Meu Deus que será de mim? Que não consigo distorcer a minha personalidade, vou morrer para não viver esta dura realidade.

ROC








OBS: Poesia do livro PARA TODOS OS SERES, editado  e publicado em 2002 pelo poeta/ escritor  De Oliveira Costa, Ruy e reeditado em 2013.