sexta-feira, 31 de maio de 2013

SALVE JORGE CALÇA LARGA.


                   FLASH DO PASSADO

           

                O tempo é indefinido que testifica a mente, os flash de momentos através de seus arquivos registrados às vezes sem ordenar o passado. Assim acende a luz mental que clareia as imagens de uma comunidade, que traz saudade.

                  Vejo num domingo bacana lá  no alto do morro, chupando laranja, comendo banana a fibrar, com as pequenas glórias  da bola rolando nos pés de lindo escrete jogando as preliminares as peladas das vedetes.

              E um gordo  a gritar a beira do campo incentivos e gozações e o atleta peladeiro a ter que diblar uma rocha natural na lateral, quanta disputa, gente caindo na vala que margeava  a várzea , a trave que já não aquentava os chutes do boléo, um dia acabou caindo.

               É  Jorge Lucio , é Silas é o zé , é Orlando  e para quem não tem mané , tem bené, o canto com os Demônios da Garoa , Pedacinho do Céu, e os craques do velho Caetano e o se perder acaba se rivalizando

 

                   Muita alegria muita emoção, quem não viu no gol o Adada, Corina , Basílio e o tradicional arqueiro que escondia a bola perfeito e assim o tempo seguia cheio de restrições pois sabia que nesta poesia não caberia todas as recordações.
 
 
 
 R. O .C 26/04/04

 

                        Poeta simples em homenagem a comunidade salgueirense do morro do Salgueiro, através desta poesia que subliminarmente enaltece a memória alegre e divertida de um ícone salgueirense o Jorge Calça larga(E um gordo a gritar a beira do campo incentivos e gozações) quem conhece e viveu estes momentos citados na poesia sabe que era o Jorge, que as vezes gritava para o filho mais velho do Djalma Sabiá __ vai charazinho!  com alegria e harmonia que dava mais graça a pelada dos guris.

 
DEUS ABENÇOE A FAMILIA E QUE JORGE CALÇA LARGA VÁ SOB AS BENÇÃOS CELESTIAIS.
 
 

 

                      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sábado, 25 de maio de 2013

UM PONTO DA HISTÓRIA ONDE MORA ODÉ BERECI.


Sábado dia 25 de maio do ano corrente fui à busca de influencias da natureza, para dar ênfase à espiritualidade que paira no ar, dirigindo-me a um lugar em que Deus é determinante, tendo em vista que tal lugar se acerca de ferramentas divinas embora muitos descriminadas, ILE ASÉ OMOM OBÁ ODE KETÚ, sob a tutela digina de ODÉ BERECI, na pessoa cidadã do sr. Carlos Eduardo, a quem poeta simples na pessoa do sr. Ruy de Oliveira Costa tem um respeitoso apreço, localizado próximo ao futuro complexo cultural do museu marinheiro João Candido, situado no morro do embaixador. O Morro do Embaixador, em São João de Meriti, tem esse nome porque a antiga casa que existe no topo abrigou um embaixador de Portugal, Martinho Nobre de Melo, no século passado. Fica no bairro da Vila São José.

Assim este final de semana inicia com mini passeio que se pode incluir a casa de ODÉ BERECI, que na sua simplicidade tem a autenticidade de acentuar ainda neste local de profundas raízes da cultura afro-brasileira  parte histórica deste país.

Poeta simples curtiu neste dia com mais reverencia este  simples
 
 
 
 
 
 
 
 
 
lugar.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

MENSAGEM SUBLIMINAR


 

         AOS POUCOS O ENTENDIMENTO VIRÁ.

 
            Entre tantas e tantas reflexões, mais e mais vislumbro a imperfeição da qual faço parte, imperfeição provocada por seres viventes que destoam tudo a sua volta, demostrando total desiquilíbrio com a própria natureza se tornando protagonista do inferno em que vivem, mesmo aqueles que honestamente  ou não conseguem viver com privilégios materiais, classificados em classes sociais de renda equilibrada a rendas supervalorizadas se acercando de dispositivo de seguranças as vezes covardes para se manterem longe do inferno que ajudaram a criar.

       Tolos, se os menos  favorecidos estão ou são o inferno, as mais abastardas também estão,  é questão de tempo serem atingidos por quaisquer tipo de desiquilibrio absorvido por este globo terrestre, que pasmem aqueles que não sabem ou fingi não saber é um ser vivo, que através de permissões  do que muitos acham inacreditável nos permite aqui viver.

           O homem particularmente tem a intuição de achar que tudo é dele, ao longo do tempo se tornou criminosamente um ser possessivo, ao longo do tempo houve muitos atenuantes, mas o sentimento continua dentro de cada um, e no momento de um desiquilíbrio pequeno que seja através de anseios desejados e individualistas, pode chegar a um desiquilíbrio de proporções catastróficas, e exemplos para humanidade não faltam, hoje dizem vulgarmente principalmente no meio politico quando existem interesses altamente financeiros, que todos querem uma parte do bolo, ou seja, uma discrepância sem tamanho  quanto a dignidade irmana que a humanidade tem obrigação pacifica de desenvolver de modo transparente, sem a aflição discriminatória a qual todos se sujeitam entre si, se houver respeito tudo poderá coexistir e evoluírem para um destino de paz e harmonia.

Mas no momento o que se vê os milenares poderes das classes dominantes à base de desqualificação da educação, saúde, e ocupação a qual muitos chamam de trabalho que possa se compartilhado com todos, sem diferenciação de quem tem mais ou menos no bolso.

Por outro lado o povo menos favorecido tem que se unir tal qual faz o povo assoberbado moral e financeiramente, socialmente, para que um entenda de uma vez por todas quem tudo e todos é uma coisa só perante a natureza que os permiti viver, ainda que a maltratem, todavia o mal provém de quem faz mal.
sabemos que nada é fácil na vida humana.

Ruy de Oliveira Costa 

ATRAVES DESTA IMAGEM QUE ABRANGEM AS VITMAS DO DESIQUILIBRIO HUMANO, QUE SE IMAGINA QUERERIAM UM MUNDO MELHOR.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

VISITA AO MONUMENTO DOS PRACINHAS.


           SAI DOMINGO DIA 05/05 PARA FAZER UM PASSEIO LIVRAR-ME UM POUCO DO STRESSE DO DIA A DIA, SAINDO SEM DESTINO FUI PARAR CENTRO, ZONA SUL MAS PRECISAMENTE PROXIMO AO BAIRRO DA GLÓRIA,PERTO DA PRAIA DO FLAMENGO, AVISTEI O EVENTO SOBRE O CANCER DE MAMA, E FIZ POR ALI UMA PEQUENA E VAGAROSA CAMINHADA EM DIREÇÃO A ORLA MARITIMA E SEGUINDO EM DIREÇÃO AO MONUMENTO DOS PRACINHAS, DE ONDE SURGIU VARIAS REFLEXÕES E IDEIAS QUE CULMINOU HOJE DIA 06/05 COM UM PEQUENO POEMA QUE SEGUE ABAIXO ENTRE AS IMAGENS.





 
 
 
 
SOBRE O MONUMENTO DOS PRACINHAS.
 
Ó praça!  Venho aqui  casualmente e ao mesmo tempo sinto-me trazido, a este ambiente onde deitas sob honrado monumento que lhe honra, por causa de vasto conflito altamente hostil, que levara tu jovem varonil, a vestir-se de verde oliva e ou de azul celestial a sobrevoar céus estrangeiros, longe do território brasileiro pela FEB força do Brasil
Sei que se fosse possível evitar provavelmente evitaria, mas tenho a imaginável certeza que a força celestial para isto interviu, como sempre de modo imperceptível a deter o livre arbítrio dos comandos nesta grande guerra em que a dor em muitos peitos se encerra.
 
Estou aqui a visitar o descanso de vosso corpo, a pisar este chão sagrado, ó brasileiro! Regozijo-me em ti na paz que vivo agora, obrigado meu soldado em nome de Deus por esta Glória.
 Ruy de Oliveira Costa.

poeta em harmonia no ambiente de herois

poeta se insere na arte do jardim.




sexta-feira, 3 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO DE IDEIAS REFLEXIVAS


____ Deus nos fez, quem fez Deus ?  Explica-se um ponto de vista sobre isto,  se fez a si mesmo, aprofundando mais esta lógica advir que o que conhecemos biblicamente como pai, filho, e espirito santo sejam essência que subdivididas caracterizavam ou configuravam  o nada na sua inércia, ainda assim, se assim pode se dizer visualizava-se sua extensão ou seja sem principio e sem fim, a mobilização de uma ou todas subdivisões provocou a integração total destas essências vitais , razão de tudo e de todos.   
 
 
 
(Texto retirado do livro intitulado NADA, Ruy de Oliveira Costa, 2008)
obra esgotada.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PENSAMENTO POÉTICO.


  
 

 

 



                  RELIGIÃO

 
 
 
 
 
 
 
 
Existem  muitas , propósitos diversos que se confundem entre si e às vezes se igualam, é um  tópico complexo  e questionável  quanto às supostas lideranças, que plantam a esperança, mas que semeiam a discórdia ajudando a caracterizar a grande torre de Babel que é o mundo.


                   A  radicalidade quanto aos procedimentos com base em conhecimentos antigos e profundos, que se enraízam dentro do coração daqueles que permeiam o caminho do bem se deixando levar pelo amor, grande condutor  de compreensão,  fazem muitos se renderem  ao radical.

                Tudo que existe, a existência é permitida sem nenhuma explicação conclusiva, pois mostra o grande arquiteto da vida que na mente limitada dos seres, que não alcançam a extensividade do mesmo, como querem dele  alcançar sequer uma conclusão?

               É  permitido tudo, entretanto existe sempre o oposto que pode ser melhor ou pior, porque  o oposto não precisa ser necessariamente  um oposto e sim uma continuidade do principio, do primeiro, do anterior de qualquer coisa, o que começou mal pode acabar mal, mas pode acabar bem, e o que começou bem pode acabar mal, ou bem.

                Não há como contestar o que a vida nos apresenta, mas é necessário, muito necessário evoluir como a própria natureza nos ensina com uma simplicidade que as dispersas vidas humanas não são capazes de perceber, aja vista as amplas discriminações  por eles existentes.

                       A vida é a mais antiga das religiões  a verdadeira criação do grande arquiteto, a vida é tão humilde que tudo que a tem depende dela  e no entanto tudo permitiu a ponto de perdê-la, sim é a vida que transita por todos os lugares e em todo ser , não importa quem seja.

                        O dia que verdadeiramente se congratularem todos com a vida ai saberá um pouco de Deus, porque depois de séculos e séculos estarão iniciando o caminho certo, sem radicalização sobre os seus desígnios que tanto proliferam por ai .

 

        

                           

                Tudo e todos trazem as mensagens do que chamam de criador, as religiões congregam e desagregam, mas feliz daquela que com toda a controvérsia, que se venha ter olhe para a vida aprenda e ensine a viver, pois com isto ajudará o amor se manifestar.

                    A vida é ampla o amor também , a vida esta na vida em termo geral e o amor também, respeitando os devidos pontos de vista, que se tenha as religiões sem o sacrifício da vida , que não é solicitada pela própria.

               Com o joelho na terra e mãos postas, com o dubá  e o bate cabeça , as aclamações aos céus em altos brados, orações silenciosas, rezas diversificadas, ofertas , oferendas, sinagogas, igrejas, terreiros, sagradas escrituras,alcorões, estão nesta bela religião que é a vida, e muitas não a respeitam principalmente pela virtude da intolerância.

                 Muitas aqui não foram evidenciadas mas estão inseridas no contexto deste poema que no fundo no fundo só quer propalar o amor que a vida nos tem e por motivos diversos não se consegue amar como a vida ensina então evidência –se a tendência de matar e morrer,  porque ?...
 
ROC.
 
 
 
(texto retirado do livro SIMPLES, Ruy de Oliveira Costa)



 
 
 
 
 
 










domingo, 7 de abril de 2013

PARA TODOS OS SERES.





PARA TODOS OS SERES.

 

De certo irão comentar e dizer da minha presunção, no entanto não tenho e não sou melhor que nenhum ser irmão.

 

O que acontece em mim é uma descoberta e desta descoberta envio mensagem de alerta, somos o caminho da vida infinita, somos parte daquele que por nós deu a sua vida.

 

E baseado na mensagem do pai maior __ todos serão feitos a minha semelhança. Descobri a aliança rompida, a união de todos  neste ser interior que nas atitudes de desamor se manifesta em angustia e dor.

 

Mesmo aqueles considerados loucos varridos, endoidados. Sanguinários, frios calculistas e os etcetras e tal, sofre o senhor dentro destas almas pessimistas.

 

... Atinai... Irmãos para este ser porque são e não há nisto vaidade ou presunção, vislumbrai diante da natureza, no mar, sob o céu, na mata, no rio.

 

Não encare como desafio, desacato, esta em nós o envio de fato, em todo ser, num bem de vida, num pobre coitado, a chave é esta e vamos conseguir ao vir a descobrir, envio tal mensagem de um ser PARA TODOS OS SERES.

 

ROC

 

 

 

 

 
( Poesia retirada do 1º livro do poeta simples em 2002, edição independente, produzido  ROC PRODUÇÕES - PARA TODOS OS SERES.
 

 

 

 




 
 
VEM AI " SUBINDO E DESCENDO, DESCENDO E SUBINDO O MORRO".
Um romance onde se mescla ficção e realidade onde você pode estar inserido.

 

sábado, 30 de março de 2013

POESIA


CONTRADIÇÃO

 

Ouvi dizer que não se come, não se bebe e se vive poesia, porém contradigo com alegria para que olhem atentamente para a natureza presente.

 

Que é poesia viva, que com sua grandeza se notabiliza, o verde, a terra, o ar, rios e o mar de tudo a natureza nos dá e dela vem o sustento da humanidade e não contentes provocam a natureza atrocidades.

 

Contudo isto é peculiar de quem tem olhos mas não tende a enxergar. É fácil dizer que de poesia não vai se viver, mas faça o que fizer nela estará você.

 

ROC
 
 
 
( Poesia retirada do 1º livro do poeta simples em 2002, edição independente, produzido  ROC PRODUÇÕES - PARA TODOS OS SERES.
 
 
 
 
 

quarta-feira, 27 de março de 2013

60 ANOS DE GLÓRIA DO SALGUEIRO

Djalma Sabiá
Djalma sabiá e sua nora Mira de Oliveira

Sentado, quieto, mantendo a discrição que lhe é peculiar, Djalma Sabiá acompanhou a comemoração dos 60 anos de algo que viu nascer da sacada do camarote da presidente Regina Celi. Homenageado com o batismo do Centro Administrativo e Cultural do Salgueiro, que ainda não tem previsão de inauguração, mas ficará sediado em frente a quadra da agremiação, o baluarte salgueirense falou sobre o fato.

- É um motivo de orgulho e muita satisfação, além de reconhecimento pelos trabalhos prestados. Eu devo isso também a Regina Celi, que está realizando um sonho desde a época do China Cabeça Branca (Euclides Pannar, ex-presidente do Salgueiro), o construtor desta quadra. Ele queria muito construir um centro como esse que está sendo construido. Eu participei da administração dele e fico muito orgulhoso de ver isso acontecer. Não há palavras que possam descrever o que eu sinto no aniversário do Salgueiro. Hoje temos uma escola que mantém sua força cultural no carnaval – disse.




                                          Matéria do site www.carnavalesco.com.br

domingo, 24 de março de 2013

AOS LEITORES E AMIGOS MEUS INCENTIVADORES.



       " Tudo que existe tem a influência do nada,  porque surgiram do nada tudo que foi e é primeiro, tentando visualizar Deus, que biblicamente se  tem noticia de que poucos o viram e o ouviram, é possível que um cego possa vê-lo na sua maior e se assim pode- se dizer, primitiva naturalidade como o nada,  que quando se deu conta dos dons infinitos que engloba vislumbrou em si a escuridão e se fez luz e luzes, se fez, fez e deixou fazer, como supõem-se, imbuído da maior bondade que em verdade lhe é peculiar pois vê a liberdade como um dom de uma vida que  em si mesmo preserva e todos tem em si mesmo e  neste ser ( o nada)  onde tudo se faz e se desfaz. "
 
 
       O  texto acima foi retirado da 3ª e ultima obra até então do poeta simples Ruy de Oliveira Costa, NADA, uma ficção de conteúdo complexo e complicado cuja as mentes teriam dificuldade de lê-lo, assim definiu o autor, todavia as parcas cópias editadas pela ROC produções foram devidamente esgotadas, as pessoas que não adquiriram solicitam não só o NADA, como PARA TODOS OS SERES e SIMPLES uma nova edição, como foram produções independentes devidamente registradas na biblioteca nacional com total autonomia do escritor fica inviável uma 2ª edição de cada uma das obras no momento.
         Todavia esta sendo viabilizada nova obra  em conjunto com uma editora ,SUBINDO E DESCENDO,DESCENDO E SUBINDO O MORRO, onde o autor já encaminhou parte da obra e que correndo tudo bem deve implementar todo esforços para devido lançamento e posteriormente pensar no futuro as novas edições solicitadas por aqueles que torcem para tal.
 
 
  assim agradeço apoio moral e porque não psicológico destas pessoas maravilhosas que existem por ai a fora que sequer conhecem este poeta e escritor que já com o ego satisfeito  tenta através de seu roby dar sequencia ao mesmo com a ajuda dos leitores que gostam e conhecem o seu humilde trabalho e aqueles que por ventura tem a curiosidade de conhecer.
 
                                 Beijo no coração de todos. cruzem os dedos e que Deus nos abençoe.

quarta-feira, 13 de março de 2013

SUBINDO E DESCENDO, DESCENDO E SUBINDO O MORRO.

 
 
        Esta sendo analisada por editora, obra do poeta simples em busca de viabilizar seu lançamento ainda este ano. "SUBINDO E DESCENDO, DESCENDO E SUBINDO O MORRO".
 
Pequena biografia da vida do poeta entre sua infância e juventude onde viveu, personagens reais e fictícios se enredam numa história muito interessante. cruzem os dedos todos que torcem pelo poeta e os seu leitores acostumado com o mesmo poderão conhecer mais fundo aquele que o chamam "meu poeta".
 
 
obrigado a todos que prestigiarem futuro lançamento, pois apesar das dificuldades espero em Deus que mais este sonho se concretize e que eu possa compartilhar com todos.
 
 


terça-feira, 5 de março de 2013

O ENCONTRO DE CRAQUES CULTURAIS .

MESTRE ZIZINHO- CARLOS BOBOLA- DJALMA SABIÁ- FLORIANO

 
Quando amigos craques culturais se encontram flui no ar a essência poética que resulta em homenagem.
 
 
 
 
 
DJALMA SABIÁ.

 

POESIA EM FORMA DE SAMBA.

 

MESTRE ZIZA – CARLOS BOBOLA

 

 

Estão gravados

Na bandeira do Salgueiro

Os nomes dos seus pioneiros

E o principal é o de um sabiá

Que é o arquivo da escola

Conta todas suas glórias

Quando começa cantar.

 

Sabiá – Una, com sua negritude

Reúne toda virtude

Do grande pássaro poder

Que lhe deu ensinamentos

Muito mais conhecimentos

Para a arte de viver.

 

Sangue africano

Cruzado com sangue indígena

Essa mistura divina

Tem o grande compositor

Com o coração em festa

Seu saber vem da floresta

Que ossanha abençou.

 

Mestre Ziza e Carlos Bobola.



domingo, 3 de março de 2013

PEQUENA FRUSTRAÇÃO.

 
 
 
 
 
                  Dia 02 de março de 2013 em razão de futuro trabalho literário em tramitação, dirigi-me a alguns lugares, residências, para obter algumas autorizações, não estritamente necessárias mas legais em tramite juridico, fui recebido muito bem  onde fui e consegui meu objetivo agradecendo a gentileza e o apoio moral, estou falando do compositor Luis Carlos Xuxu onde contatei no bairro de Inhaúma, na casa de uma das personagens abordadas por mim a Maria Eugenia de Oliveira cidadã Salgueirense e na ilha do governador com o ilustre profissional de carnaval o renomado Luis Fernando mais conhecido como Laíla, tiradas algumas fotos de ambos cidadãos e as pessoas presentes, eis que depois de retirar-me indo a tijuca buscar minha esposa e ir para minha residencia quis lhe mostrar as minhas tarefas do dia, pasmem as fotogarafias sumiram, procurei em todos os compartimentos do dispositivo digital com o qual fotografei, inclusive com ajuda de amigo, aqui onde escrevo este texto sairia normalmente uma matéria sequencial com os personagens citados, a única explicação que consegui era que a bateria do dispositivo não estava devidamente carregada sendo assim não houve suporte de energia creio para salvar e arquivar as fotos, o que fica para uma outra oportunidade se assim houver e Deus quiser.
O importante foi feito liberaram a menção dos nomes na obra em progresso.
Agradeço, ao Laila, as minhas primas Marlene, Marli, Rosangela e o pessoal presente, da mesma forma ao compositor Luis Carlos Xuxu e  a Cidadã Salgueirense Maria Eugenia De Oliveira.
 
muitíssimo obrigado.
 
Ruy de Oliveira Costa (poeta simples).