quinta-feira, 14 de junho de 2018

RENATO MÁSPERO - UMA RECOMENDAÇÃO POÉTICA DE ALTO NIVEL.




UMA INDICAÇÃO POÉTICA DE VALOR.


O poeta simples Ruy, foi um dia apresentado a este inteligente e sábio personagem, muito conhecido no mundo do samba como Renato de Verdade, todavia fiquei entusiasmado quando vi no acervo do mestre Djalma Sabiá, uma obra simplória com conteúdo simplesmente brilhante como uma joia, um notável peso literário, e que ousadamente mostrarei aqui no blog para os interessados nesta vertente cultural. A sentir e ver em síntese obra do poeta RENATO MÁSPERO.
 
Djalma Sabiá e Renato Máspero em evento literário no salgueiro.

PUJANÇA DE UMA RAÇA.

Negro
Veja que o sol já está lá fora
Acorda e sai, chegou a hora
Se colher sua flor
Olha, que pujança em sua raça
Dê o ar da sua graça
É tempo de mostrar o seu valor.


Quem é caçador pode ser caça
Dê a mão a quem fracassa
Mesmo que seja ofensor
Só no fogo o aço é temperado
Afasta esse fantasma do passado
Hoje ninguém é superior.


Seja no campo ou na cidade
Ame a vida e a liberdade
Faça tudo com amor
A paz é a solução simplista
Cada um de nós é um artista
Que pode e deve usar o seu vigor.


Em qualquer setor há uma chance
E um anel de grau ao seu alcance
Quem não é aluno é professor
Negro, você pode ver agora
Que tudo mudou e cada aurora
É mais um dia de graça e de louvor.

Solte todo seu interior
A inteligência não tem cor.


Renato Máspero.






terça-feira, 12 de junho de 2018

DEUS - EU ACREDITO.


A DESPEITO DOS PORQUÊS, ACREDITO EM DEUS.




        Tenho questionado ultimamente a existência de Deus da forma como o mundo vê a milênios, e tenho publicado algumas citações referente, em razão destes meus procedimentos, em conversa informal um amigo me interpelou, indo contra esta ideia, que eu mesmo acho uma loucura, em razão de uma possível reação de radicais, que abraçam  a ideia de Deus tal qual ela é difundida, fico feliz com os defensores de DEUS, mesmo porque sou um, mas não acredito que o ser onisciente, onipresente, divino, luz resplandecente de amor e bondade, criar um mundo de sofrencia como é a humanidade de modo geral.


____ Ruy, não concordo com você porque Deus criou os seres humanos com tudo de bom, nós é que estragamos tudo, assim disse o meu amigo(Augusto), claro concordo com a nossa participação, sabedor de tudo com certeza dentro de minha humilde e parca interpretação, saberia o criador tal fato, então como culpar o ser humano? Indago eu.


Sei perfeitamente da complexidade da coisa, e dos possíveis argumentos, dentre eles um dos quais mais escutei na vida, __ mistérios de Deus e que só cabe ao mesmo nos revelar.

Até o ponto em que comecei  a perguntar os porquês, passei  a ver o criador com outros olhos, e isto não foi fácil para mim e não será para ninguém, que ainda envolto com tudo que desde que nascemos, a nós é direcionado, sem direito de escolha , liberdade para raciocinar por si só.

A grosso modo a criança ainda em estado de gestação, cientificamente provado, tem uma receptividade de absorver em áudio, o que dizem através da barriga da gestante, ouve frases em tom amoroso mas de natural indução como, _ vai ser igual ao papai, ou vai ser professora, entre outras que são ditas, quando nasce e vai crescendo, o sistema de vida naturalmente a induz a diversas situações, além da influência dos pais, e assim é a humanidade a milênios.

Não estou questionando se é mentira ou verdade o que nos é passado, todavia se você se manifestar com interpretação contraria, ai a coisa pega fogo, você mexe com fragmentos do sistema, cuja a ideia de domínio é preponderante e isto é visível no mundo, só não enxerga quem não quer.


Já disse em outras oportunidades e reafirmo, não sou dono da verdade, e respeito a posição de quem quer que seja, simples assim, pois tenho a vida e tudo que nela se manifesta como produto de aprendizado, e acredito sempre em algo de imensa magnitude onde não cabe explicação, vem antes de tudo, e pode ser que seja DEUS, assim rotulado, mas não do modo como doutrinam no mundo, neste sentido sinto que há algo errado, por isto os meus porquês.


Ruy de Oliveira Costa. 12/06/2018.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

EFLÚVIOS QUE EMANA DO SER.




EFLUVIOS.

A tristeza pode matar, mais faz sofrer com alguma decepção, ignora-la me afasta da reflexão, que me leva a procura de solução em toda criação.
A alegria me visita, coloca um sorriso em meus lábios
Quando vejo em alguns a fraternidade dos sábios.


A magnitude e a complexidade da criação, é para o humano que vive com empáfia acompanhado da solidão que causa confusão.
Vê com simplicidade quem integrado a natureza, tem a certeza de completa interação.
A luz do conhecimento sacra em confirmação.


Ao amor depravado que vaga por diversos caminhos, mais abraça a tristeza, do que recebe verdadeiro carinho.
Vive na falsidade do prazer em variação, perdendo os sentidos em degradado desiquilíbrio de uma falsa paixão.


Não se perturbe, com a discriminação, faz o criador todos serem alunos e professores a receber e dar lição.
Quem calça sandálias da humildade, ainda que esteja em caminhos tortuosos,
Sujeita está a momentos jubilosos.


 É possível todo amor, a regra rígida doutrinária por demais provoca dor, e a sanha do homem no fundo é amar como suposto salvador.
Nele a tristeza se esvai, pelo corpo os olhos não se atraem e no desejo da alma vigora, o amor que no espirito aflora.


 Sem hipocrisia, vontade dá nos eflúvios do prazer, olhando nos olhos a liberdade dos corpos a se possuir, se o amor entrar nada o fará sair.
E sem culpa ao humano, sem descriminação o sexo existe e ele é a razão de quase toda, se não toda relação.



Ruy de Oliveira Costa.





terça-feira, 29 de maio de 2018

A VIDA, UMA ESTRADA DE INFINDOS POEMAS.





SOB DIVINA REALEZA


Há milênios vivendo sempre em conflito, sob julgo dos mistérios, a mercê de doutrinas e das forças adversas, as mentes são as sementes, uma após outra a absolver os mesmos conhecimentos, sem sair das oscilações de sofrimentos, quem dera viesse a paz, quem dera fosse dela o homem capaz.






        O homem precisa de uma amenidade, tamanha a loucura que vive, desperta todo os dias, a agradecer e clamar por divino líder, pela criação, pelo criador e em meio a sofrimentos e lutas a doutrina se implantou, a dominar rumos e destinos, e no final morrem acreditando na volta de um peregrino.


      A mente que domina, é realmente grandiosa, uma ideia de DEUS imensa e gloriosa, cuja as mentes confusas de cérebros insuficientes, crê sem vê lideranças que mente,
Disse este passivo pensador, conflitante diante dos véus dos mistérios, a olhar por esta gente que passa, com o livro nas mãos, seguindo a carruagem do tempo com falsa solução.


          Quem não deseja o bom tempo, quem não deseja a eternidade, o paraíso florido de tanta felicidade. O que entendemos como vida nos fascina, nos encanta e nos domina, e em meio as diversidades, vive o bem e maldade, uma querendo dominar a outra, querendo fazer valer a sua vontade, vejam que a coisa é séria e de verdade.


      Todos têm um ponto de vista firmado, poucos abrem mão, seguem a vida sob reza e oração, quando reflexivos não ousam passar do limite de suas doutrinas, viseiras grandes que evitam as visões de um horizonte de luz, onde a contínua vida continua, a expandir-se e levando o criador à criatura.

 Há! poema que professa, sem ser promessa neste mundo obscuro, onde a luz de outrora se mantém presente, a esperar o despertar desta gente, que vive sob paixões sem nenhum equilíbrio, sem os porquês de supostas razões, há quem me dera ter percebido antes, questionar DEUS não é deste ser ficar distante.

  É mistério diante de nossa cega mente, que não indaga, não vai além conforme foi dito, perceberão os que seguem os lideres malditos, porque uma mente coesa, é livre como o espaço que não tem fim, e flutua no criador, em meio a fantástica e maravilhosa visão, que transcende o amor que o humano tem no coração.


  Os não preparados se assustam e negam, excomungam, praguejam, jogam todo tipo de energia oposta, dizendo ser sacrilégio, e para tal situação existe o bom remédio, o tempo que pode ser curto ou longo para este plano de vida, que grita através da natureza que se manifesta sob a vontade de divina realeza.


Ruy de Oliveira costa.













sexta-feira, 11 de maio de 2018

UM LIVRO DE CABECEIRA PARA VIAJAR COM A MENTE.






Receba este convite a leitura regada de fatos reais, sobre a vida de um personagem tijucano do Rio de Janeiro.







"O hino nacional cantado no pátio regido pela professora Carolina, que saudade dos aromas que a própria saudade nos traz!
Com alguma repetência sai da escola Prudente de Moraes, fui tentar a sorte no colégio 1º de maio fazendo o teste de admissão, o que consegui na 2ª tentativa. Muita gente para lembrar, professora Maria Elisa, muitos colegas, Jorge Luiz, Batista, Rosângela, Jussara."

escola publica Prudente de Moraes em 1968.


professoras do prudente de Moraes marcaram em cada vida daqueles alunos, as diretoras donas Vanda, Silvia ou Terezinha minhas altas considerações, a dona Vanda tida como um terror para muitos alunos mostrou por diversas vezes com muitos colegas bagunceiros um comportamento humanitário que muitos pais contrariados não imaginavam.


Colégio 1º de maio 1969 - saudade marcante de Ruy de Oliveira costa.





segunda-feira, 7 de maio de 2018

NOVA CONSCIÊNCIA.






SÁBIA NOVA CONSCIÊNCIA.

Domesticado, doutrinado, sob uma liberdade relativa.
 Como desacostumar do acostumado, como sair do vicio imputado?
A filosofia é um portal na mente do ser vivente, que busca nas indagações as diretrizes da vida onde a cegueira e a visão convivem inocente.


Viver e ver tudo em seu cotidiano, deixando de um modo ou outro se levar.
Sem olhar para o lado diferente disto tudo
 Escapar deste plano complexo elaborado, é olhar por uma janela e ter uma visão diferente do mundo.


 É preciso preparo ao sair da inconsciência para tomar ciência de nova consciência.
Sabido que é a resistência de uma simples ideia.
Vive toda a humanidade nesta dimensão, a descoberta de uma nova odisseia.


Como é difícil deixar de beber alcoolicamente para muitos, deixar de ver jogos, novelas, noticiários.
Princípios básicos do comportamento de uma sociedade, presa num sistema onde adoram ser presidiários.


O medo de pensar diferente das doutrinas, permeia pelo desconhecimento de si mesmo e do outro.
Seja constitucional, religiosa ou aleatórias, este domínio para quem domina é um tesouro.



O desiquilíbrio é um dos conteúdos da loucura, o equilíbrio é do bondoso sábio que vai além do que vê e sente suavemente.
Não afronta procura entender o presente e o ausente e diante do desiquilíbrio, não insiste se mantém perene.


Ruy de Oliveira Costa.








sábado, 5 de maio de 2018

SÍNTESE DO PROCESSO EVOLUTIVO.


SÍNTESE DO PROCESSO EVOLUTIVO TRANSFORMADOR.



Os dons ainda que coletivo presume fatores de construção e evolução de um todo. O ponto equilibrador de todas as coisas resume tal assertiva. Não uma troca como afirma algumas teorias, mas um complemento imprescindível a sequencia evolutiva no caminho sem fim da vida, observando veremos sempre que a vida se encontra de portas abertas ao conhecimento.



A grande dificuldade denota evidencias em nós mesmo, a razão com certeza não sabemos, o que temos como recurso é aprender e entender que precisamos uns dos outros, para harmonizar. A despeito dos desvios de conduta que em nós habita, por razões ainda desconhecidas, visto que vivenciamos diuturnamente as dificuldades que permeiam o caminho da humanidade.



O alimento, as vestimentas, as moradias, o conhecimento e elementos correlatos, são ligados aos dons e as necessidades dos habitantes deste mundo, tendo como elemento regulador a harmonia e a paz em uma interação permanente e constante, proporcionando uma ascendência coletiva nos caminhos que a vida vai abrindo sob a perspectiva de contatos amplos com universos dentro de uma universalidade infinita.




O ser simples interiorano, ou mesmo aquele que vive nas metrópoles em situação de miséria, configura-se num desvio de conduta, onde o que chamam de riqueza é inconvenientemente explorada em detrimento do outro e do próprio meio ambiente, isto é fato e todos sabem disso, o porque disso vai além da desumanidade e foge ao raciocínio simples de pessoas simples.




É notório que através da natureza, a vida age com suas intervenções, entretanto o ser vivente ignora, a enfrenta, e por vezes atenua, mas se estudarem a história da humanidade, ainda que não se aprofundem perceberão que algumas intervenções são tão radicais, que não se aceita rendição. O conceito que a humanidade tem sobre isto chegam a imaginar o fim do mundo, sabemos até então cientificamente que a natureza é transformadora, não há fim, talvez uma regulação, reciclagem de parte ou de um todo.




O mundo mudou muito, nota-se que mais vai mudar e espera-se que seja para melhor. Direção contraria, parece que estamos, sem necessidade ampla para tal retrocesso, em razão de fragmentados raciocínios imperativos e nocivos.

Tudo e todos tem utilidades um para com o outro, sem comparação de utilidade, existe processo evolutivo para todos os dons e necessidades sem agregar valores dominantes sobre uns e outros.



Ruy de Oliveira costa.




terça-feira, 9 de janeiro de 2018

SERES INCONSTANTES




SERES INCONSTANTES.

Acompanhando as informações da vida no mundo, através da mídia, pensativo fico com a situação em que a sociedade global vive. Particularmente flui em minha mente diversos pensamentos, tento ignorar os mesmos para olhar para vida com naturalidade e positividade.

Percebo que a população é levada a questionamentos, que a mesma tenta fugir devido aos desgastes, muitos conseguem, outros não, a manterem uma felicidade, difícil de provar que exista.  O bem-estar, momentos bons, prazeres maravilhosos, em períodos curtos ou longos.


A questão é que os seres por alguma razão são voláteis, ou seja, inconstantes e a prova disso são as difíceis situações que passam individual e coletivamente, o mundo sem esta mídia forte de hoje, passou por diversas situações difíceis e pouco se sabia.


Parece que a marca, destino da humanidade seja a sofrencia, escalonada, periódica, cuja a solução independe da vontade humana, que por vezes suplica uma definição.
Ai do ser vivente que não tem uma tabua de salvação para encarar o desenrolar de sua vida.


Sem questionar nada, seguindo as suposições engendrada em sua vida, principalmente aquelas, que o impedem de pensar por si só, sobre a questão de diversos naipes, principalmente onde a ignorância prolifera.



Entendo que de fato, quanto mais se sabe, não sabemos nada, a vida é algo ou alguma coisa invisível e inteligente, que através das mutações e transformações da matéria dela usufrui.


Percebo que a complexidade da vida que por vezes se mostra simples, é preferível somente viver com toda sua instabilidade, que entrar em parafuso total e se integrar a uma loucura que nos espreita constantemente e se mostra naqueles que não resistem mais, as confluências confusas inseridas no comportamento humano.


Ruy de Oliveira Costa.





domingo, 31 de dezembro de 2017

MENSAGEM DA TRANSIÇÃO ANUAL 2017/2018

MENSAGEM DA TRANSIÇÃO ANUAL 2017/2018



       Desejando o despertar amplo do desenrolar do ano transitório de 2018, em sintonia intuitiva com a natureza conectada a planos superiores, detenho-me a algumas escritas de intenções positivas, antes as expectativas e ânsias de acontecimentos, a sinalizar as conquistas de agora e outra antagônicas, para dar sustentabilidade material, moral e espiritual, a todos os seres predispostos a fazerem o bem.
As mensagens proferidas aqui, são obviamente redundantes, ainda que de outra forma não tão diferente, divulgadas desde princípios tempos de eras milenares, moldando de maneira sutil as diretrizes do comportamento humano, assim recomendadas. O amor persegue a humanidade sem tréguas, em razão da própria ignorância dos seres e da influencia perturbadora de fontes adversas.

Apesar de contratempos degradantes que permeiam o dia a dia, tem e terão motivos para se alegrarem, sei das indagações de muitos sobre o criador, o porquê imbuído de inimaginável amor, não intervém no mundo de modo direto e conclusivo, a resposta pura e simples, estaríamos nós preparados?
Eu acho que não, mas não sou dono da verdade, tenho em mim a mesma deficiência da imperfeição de todo ser humano, cada um tem o seu livre arbítrio, e tem também ainda que pouca a evolução cerebral e vossos pensamentos, cuja a reflexão grande filtro da mente, lhe dá a condição de refletir sobre si mesmo, sobre o seu EU interior, e quanto mais deste entendimento se aproximar tudo a sua volta estará mais esclarecido e pouco apouco entenderá coisas, que anteriormente, não gostaria de ouvir ou falar.

O momento seguinte que antecede a humanidade é de comunhão, o ano seguinte é de realçar o bem, o ano seguinte é deixar de ser possessivo, compartilhar conhecimentos que ajudem a melhorar o semelhante e o próximo, respeitar tudo e todos, ser liberto restringindo o mal.
Sabeis que não é fácil, mas reconhecendo suas fraquezas, com o pensamento positivos, olvidará a ti recursos a sua personalidade, provinda do âmago do seu ser. Não temas as contrariedades é fato que existe coisas alheias a nossa vontade, contudo vossa resistência a favor do bem, do amor com sinceridade, amenizará os caminhos que ainda tens a percorrer sobre esta terra.

Eu sou um repetidor de muitas mensagens, vinda de diversas origens, através de vários seres, muitos anônimos, muitos se encontram em livros, outros são venerados até os dias de hoje, embora mal interpretados, muitos vivem entre nós, outros mais virão, na missão de nos ajudar a nos encontrar porque, muitos ainda perdidos se encontram.

Enfim amai-vos uns aos outros (missão difícil, mas não impossível).
Ruy de Oliveira Costa.




sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

JULIANA CORREIA - COMBATENDO AS AÇÕES SUBLIMINARES CONTRA OS PRETOS.





         

                                                                                
Juliana Correia


            Nos últimos anos, especialmente a partir de 2012, tenho lido muito, estudado muito e convivido com pessoas extremamente provocadoras, engajadas à luta antirracista. Aos poucos, consigo me perceber cada vez mais liberta dos tentáculos da supremacia branca, que, como ensina a professora Dra. Ama Mazama, é um complexo que atua pela violência física (escravidão, genocídio, encarceramento do povo preto), pelo controle político-social, monopolizando os bens materiais e imateriais, e (talvez o pior de todos) pela subjetividade, incutindo às mentes os valores, os conceitos, os padrões europeus como indispensáveis, fundamentais, universais. Em um determinado ponto, me alivia hoje conseguir identificar tais questões, até pra poder me defender. Mas, ao mesmo tempo, bate uma tristeza enorme por ver irmãos e irmãs ainda caindo nas armadilhas desse sistema opressor. 

            Presos em uma teia grudenta onde a estética, a mídia, a indústria do entretenimento, usam e abusam dos nossos corpos, explorando e lucrando cada vez mais, fortalecendo estereótipos, inclusive. "Somos todos sujeitos, mandamos em nossas vidas", é o que dizem e dirão. Mas o negro e a negra, historicamente expostos de forma sistemática à todos os tipos de violência, precisam entender que tais violências acontecem também por outras vias como por exemplo de acordo com o que consumimos, promovemos, colaboramos, participamos.


                  O racismo não escolhe hora e lugar. Ele "simplesmente" já está lá, impregnado. Como bem escreveu Marimba Ani, é preciso a descolonização intelectual para que ocorra a descolonização política. Não participar de certos eventos, certas manifestações culturais, certos espaços, é posicionamento político. 


                  E é libertador não fazer parte de uma engrenagem que corrobora, sistematicamente, com o individualismo, o mito da democracia racial e a banalização dos nossos corpos. Não se iluda! A única preocupação em jogo são as cifras. Todo o resto não passa de estratégia para manutenção do mesmo cenário genocida em que nós, enquanto povo preto, vivemos. Gente graúda lucrando muito com isso! A nossa emancipação não se dará por meio da autopromoção via fotos em rede social.


OBS: Texto extraído da pagina no facebook da jornalista JULIANA CORREIA, publicado por Ruy de Oliveira Costa- Roc Síntese.