SOB DIVINA
REALEZA
terça-feira, 29 de maio de 2018
sexta-feira, 11 de maio de 2018
UM LIVRO DE CABECEIRA PARA VIAJAR COM A MENTE.
Receba este convite a leitura regada de fatos reais, sobre a vida de um personagem tijucano do Rio de Janeiro.
"O hino nacional cantado no
pátio regido pela professora Carolina, que saudade dos aromas que a própria
saudade nos traz!
Com alguma repetência sai da escola Prudente de Moraes, fui tentar a
sorte no colégio 1º de maio fazendo o teste de admissão, o que consegui na 2ª
tentativa. Muita gente para lembrar, professora Maria Elisa, muitos colegas,
Jorge Luiz, Batista, Rosângela, Jussara."![]() |
| escola publica Prudente de Moraes em 1968. |
professoras do prudente de Moraes marcaram em
cada vida daqueles alunos, as diretoras donas Vanda, Silvia ou Terezinha minhas
altas considerações, a dona Vanda tida como um terror para muitos alunos
mostrou por diversas vezes com muitos colegas bagunceiros um comportamento
humanitário que muitos pais contrariados não imaginavam.
![]() |
| Colégio 1º de maio 1969 - saudade marcante de Ruy de Oliveira costa. |
segunda-feira, 7 de maio de 2018
NOVA CONSCIÊNCIA.
SÁBIA NOVA
CONSCIÊNCIA.
Domesticado,
doutrinado, sob uma liberdade relativa.
Como desacostumar do acostumado, como sair do
vicio imputado?
A filosofia
é um portal na mente do ser vivente, que busca nas indagações as diretrizes da
vida onde a cegueira e a visão convivem inocente.
Viver e ver
tudo em seu cotidiano, deixando de um modo ou outro se levar.
Sem olhar
para o lado diferente disto tudo
Escapar deste plano complexo elaborado, é
olhar por uma janela e ter uma visão diferente do mundo.
É preciso preparo ao sair da inconsciência
para tomar ciência de nova consciência.
Sabido que é
a resistência de uma simples ideia.
Vive toda a humanidade
nesta dimensão, a descoberta de uma nova odisseia.
Como é difícil
deixar de beber alcoolicamente para muitos, deixar de ver jogos, novelas, noticiários.
Princípios básicos
do comportamento de uma sociedade, presa num sistema onde adoram ser presidiários.
O medo de
pensar diferente das doutrinas, permeia pelo desconhecimento de si mesmo e do
outro.
Seja constitucional,
religiosa ou aleatórias, este domínio para quem domina é um tesouro.
O desiquilíbrio
é um dos conteúdos da loucura, o equilíbrio é do bondoso sábio que vai além do
que vê e sente suavemente.
Não afronta
procura entender o presente e o ausente e diante do desiquilíbrio, não insiste
se mantém perene.
Ruy de
Oliveira Costa.
sábado, 5 de maio de 2018
SÍNTESE DO PROCESSO EVOLUTIVO.
SÍNTESE DO
PROCESSO EVOLUTIVO TRANSFORMADOR.
Os dons
ainda que coletivo presume fatores de construção e evolução de um todo. O ponto
equilibrador de todas as coisas resume tal assertiva. Não uma troca como afirma
algumas teorias, mas um complemento imprescindível a sequencia evolutiva no caminho
sem fim da vida, observando veremos sempre que a vida se encontra de portas
abertas ao conhecimento.
A grande
dificuldade denota evidencias em nós mesmo, a razão com certeza não sabemos, o
que temos como recurso é aprender e entender que precisamos uns dos outros,
para harmonizar. A despeito dos desvios de conduta que em nós habita, por
razões ainda desconhecidas, visto que vivenciamos diuturnamente as dificuldades
que permeiam o caminho da humanidade.
O alimento,
as vestimentas, as moradias, o conhecimento e elementos correlatos, são ligados
aos dons e as necessidades dos habitantes deste mundo, tendo como elemento
regulador a harmonia e a paz em uma interação permanente e constante,
proporcionando uma ascendência coletiva nos caminhos que a vida vai abrindo sob
a perspectiva de contatos amplos com universos dentro de uma universalidade
infinita.
O ser
simples interiorano, ou mesmo aquele que vive nas metrópoles em situação de
miséria, configura-se num desvio de conduta, onde o que chamam de riqueza é
inconvenientemente explorada em detrimento do outro e do próprio meio ambiente,
isto é fato e todos sabem disso, o porque disso vai além da desumanidade e foge
ao raciocínio simples de pessoas simples.
É notório que
através da natureza, a vida age com suas intervenções, entretanto o ser vivente
ignora, a enfrenta, e por vezes atenua, mas se estudarem a história da
humanidade, ainda que não se aprofundem perceberão que algumas intervenções são
tão radicais, que não se aceita rendição. O conceito que a humanidade tem sobre
isto chegam a imaginar o fim do mundo, sabemos até então cientificamente que a natureza
é transformadora, não há fim, talvez uma regulação, reciclagem de parte ou de
um todo.
O mundo
mudou muito, nota-se que mais vai mudar e espera-se que seja para melhor. Direção
contraria, parece que estamos, sem necessidade ampla para tal retrocesso, em
razão de fragmentados raciocínios imperativos e nocivos.
Tudo e todos
tem utilidades um para com o outro, sem comparação de utilidade, existe processo
evolutivo para todos os dons e necessidades sem agregar valores dominantes
sobre uns e outros.
Ruy de
Oliveira costa.
terça-feira, 9 de janeiro de 2018
SERES INCONSTANTES
SERES
INCONSTANTES.
Acompanhando
as informações da vida no mundo, através da mídia, pensativo fico com a
situação em que a sociedade global vive. Particularmente flui em minha mente
diversos pensamentos, tento ignorar os mesmos para olhar para vida com naturalidade
e positividade.
Percebo que
a população é levada a questionamentos, que a mesma tenta fugir devido aos
desgastes, muitos conseguem, outros não, a manterem uma felicidade, difícil de
provar que exista. O bem-estar, momentos
bons, prazeres maravilhosos, em períodos curtos ou longos.
A questão é
que os seres por alguma razão são voláteis, ou seja, inconstantes e a prova
disso são as difíceis situações que passam individual e coletivamente, o mundo
sem esta mídia forte de hoje, passou por diversas situações difíceis e pouco se
sabia.
Parece que a
marca, destino da humanidade seja a sofrencia, escalonada, periódica, cuja a
solução independe da vontade humana, que por vezes suplica uma definição.
Ai do ser
vivente que não tem uma tabua de salvação para encarar o desenrolar de sua
vida.
Sem questionar
nada, seguindo as suposições engendrada em sua vida, principalmente aquelas,
que o impedem de pensar por si só, sobre a questão de diversos naipes,
principalmente onde a ignorância prolifera.
Entendo que
de fato, quanto mais se sabe, não sabemos nada, a vida é algo ou alguma coisa invisível
e inteligente, que através das mutações e transformações da matéria dela usufrui.
Percebo que
a complexidade da vida que por vezes se mostra simples, é preferível somente
viver com toda sua instabilidade, que entrar em parafuso total e se integrar a
uma loucura que nos espreita constantemente e se mostra naqueles que não
resistem mais, as confluências confusas inseridas no comportamento humano.
Ruy de
Oliveira Costa.
domingo, 31 de dezembro de 2017
MENSAGEM DA TRANSIÇÃO ANUAL 2017/2018
MENSAGEM DA TRANSIÇÃO ANUAL 2017/2018
Desejando o despertar amplo do desenrolar do ano transitório de 2018, em
sintonia intuitiva com a natureza conectada a planos superiores, detenho-me a algumas
escritas de intenções positivas, antes as expectativas e ânsias de
acontecimentos, a sinalizar as conquistas de agora e outra antagônicas, para
dar sustentabilidade material, moral e espiritual, a todos os seres
predispostos a fazerem o bem.
As mensagens proferidas aqui, são obviamente
redundantes, ainda que de outra forma não tão diferente, divulgadas desde princípios
tempos de eras milenares, moldando de maneira sutil as diretrizes do
comportamento humano, assim recomendadas. O amor persegue a humanidade sem tréguas,
em razão da própria ignorância dos seres e da influencia perturbadora de fontes
adversas.
Apesar de contratempos degradantes que
permeiam o dia a dia, tem e terão motivos para se alegrarem, sei das indagações
de muitos sobre o criador, o porquê imbuído de inimaginável amor, não intervém
no mundo de modo direto e conclusivo, a resposta pura e simples, estaríamos nós
preparados?
Eu acho que não, mas não sou dono da verdade,
tenho em mim a mesma deficiência da imperfeição de todo ser humano, cada um tem
o seu livre arbítrio, e tem também ainda que pouca a evolução cerebral e vossos
pensamentos, cuja a reflexão grande filtro da mente, lhe dá a condição de
refletir sobre si mesmo, sobre o seu EU interior, e quanto mais deste
entendimento se aproximar tudo a sua volta estará mais esclarecido e pouco
apouco entenderá coisas, que anteriormente, não gostaria de ouvir ou falar.
O momento seguinte que antecede a
humanidade é de comunhão, o ano seguinte é de realçar o bem, o ano seguinte é
deixar de ser possessivo, compartilhar conhecimentos que ajudem a melhorar o
semelhante e o próximo, respeitar tudo e todos, ser liberto restringindo o mal.
Sabeis que não é fácil, mas reconhecendo suas
fraquezas, com o pensamento positivos, olvidará a ti recursos a sua
personalidade, provinda do âmago do seu ser. Não temas as contrariedades é fato
que existe coisas alheias a nossa vontade, contudo vossa resistência a favor do
bem, do amor com sinceridade, amenizará os caminhos que ainda tens a percorrer
sobre esta terra.
Eu sou um repetidor de muitas
mensagens, vinda de diversas origens, através de vários seres, muitos anônimos,
muitos se encontram em livros, outros são venerados até os dias de hoje, embora
mal interpretados, muitos vivem entre nós, outros mais virão, na missão de nos
ajudar a nos encontrar porque, muitos ainda perdidos se encontram.
Enfim amai-vos uns aos outros (missão difícil,
mas não impossível).
Ruy de Oliveira Costa.
sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
JULIANA CORREIA - COMBATENDO AS AÇÕES SUBLIMINARES CONTRA OS PRETOS.
![]() |
| Juliana Correia |
Nos últimos anos, especialmente a partir de 2012, tenho lido muito, estudado muito e convivido com pessoas extremamente provocadoras, engajadas à luta antirracista. Aos poucos, consigo me perceber cada vez mais liberta dos tentáculos da supremacia branca, que, como ensina a professora Dra. Ama Mazama, é um complexo que atua pela violência física (escravidão, genocídio, encarceramento do povo preto), pelo controle político-social, monopolizando os bens materiais e imateriais, e (talvez o pior de todos) pela subjetividade, incutindo às mentes os valores, os conceitos, os padrões europeus como indispensáveis, fundamentais, universais. Em um determinado ponto, me alivia hoje conseguir identificar tais questões, até pra poder me defender. Mas, ao mesmo tempo, bate uma tristeza enorme por ver irmãos e irmãs ainda caindo nas armadilhas desse sistema opressor.
O racismo não escolhe hora e lugar. Ele "simplesmente" já está lá, impregnado. Como bem escreveu Marimba Ani, é preciso a descolonização intelectual para que ocorra a descolonização política. Não participar de certos eventos, certas manifestações culturais, certos espaços, é posicionamento político.
E é libertador não fazer parte de uma engrenagem que corrobora, sistematicamente, com o individualismo, o mito da democracia racial e a banalização dos nossos corpos. Não se iluda! A única preocupação em jogo são as cifras. Todo o resto não passa de estratégia para manutenção do mesmo cenário genocida em que nós, enquanto povo preto, vivemos. Gente graúda lucrando muito com isso! A nossa emancipação não se dará por meio da autopromoção via fotos em rede social.
OBS: Texto extraído da pagina no facebook da jornalista JULIANA CORREIA, publicado por Ruy de Oliveira Costa- Roc Síntese.
terça-feira, 14 de novembro de 2017
terça-feira, 17 de outubro de 2017
R.O.C SIMPLES.
R.O.C. SIMPLES
Hoje 17 de outubro de 2017, nove anos depois de inaugurado o blog passa a ter o nome de R.O.C. SIMPLES, sem deixar de propiciar a seguidores e o publico em geral de suas matérias de modo diversificado, simples tentando aprender e expor conhecimentos e cultura onde a poesia e ou textos correlacionados ao mundo literário ou não serão respeitosamente publicados, mantendo a áurea
inspiradora do Poeta Simples e daqueles que acreditam escritor Ruy de Oliveira Costa, R.O.C. SIMPLES.quarta-feira, 14 de junho de 2017
RESERVA FLORESTAL.
RESERVA
FLORESTAL
Manha amena
frio amigo
Quente debaixo
do cobertor
Reflexivo na
busca dos sentidos
Da cama saio
sem pavor.
Vou caminhar
junto a natureza
Vizinha de
minha morada
Fluindo fluidos
Numa salutar
caminhada.
Ladeado pelo
verde de mata atlântica
Entro na
reserva florestal
Em Barata-
Realengo
Aqui no Rio
de Janeiro capital.
O stress, a
angustia, a tristeza se apavoram
E o corpo se
transforma num canal limpo de transição
A mente
absorve mensagens de paz
De energias
que traduzem do divino uma benção.
Ruy de
oliveira costa
quarta-feira, 5 de abril de 2017
INSPIRAÇÃO SOBRE FÉ, AMOR E O INDEFINIDO SER.
SOB FORTE INSPIRAÇÃO.
A fé é boa, forte, a fé é essência latente ao ser vivente, porém fazem
mal uso , maltratam esta essência, a tal ponto de a diluírem, a enfraquecerem,
esta energia de origem sob conjectura desconhecida, presumível de cargas de inocência
e esperança de grande magnitude.
A fé não é vontade, força, querer, não é acreditar, a
fé é solidaria, caridosa e espontânea, a fé não é igual ao amor, é o amor, que
vê através do inacreditável, que só é palpável onde habita o equilíbrio.
A fé é voluntaria, num meio adverso, por isto é mal
utilizada, maltratada, ignorada, tratada com vulgaridade.
O sofrimento, a confusão, a exploração, a escravidão a
que se rende o ser humano, faz do senhor escravo e o escravo senhor em
horrendos procedimentos de uma interdependência vil, no ver da história, são
todos escravos de suas vontades e desejos muitas vezes desarvorados, vivendo
num falso equilíbrio diante de uma
sociedade desequilibrada.
A milênios as mentes boas vem traduzindo o caminho do
verdadeiro equilíbrio e a humanidade ignora na quase sua totalidade. É de
perceber por vários períodos da vida de uma forma ou de outra, segmentos da
humanidade tentam dominar o mundo, e não conseguem, porque são encegueirados em
ter tudo, agregando a isto sofrimentos irreparáveis a numerosos seres,
inclusive além dos humanos,
Muitos pensam e indagam. ___ Onde esta Deus?
Deus não existe onde tem muitos deuses, Deus é uma
definição humana principiada e realçada pelo medo e desconhecimento, diante de
indefinida e sintomática presença de algo que ainda nos é abstrato cuja mentes
humanas assim definem DEUS.
Recebem toda as inspirações de desenvolvimento de
contínua criação, razão pela qual atingem estágios, presenciam e vivenciam o
avanço de suas evoluções, desde o ponto em que caracterizam coisas como,
milagres da vida.
Dependendo da recepção a fé se manifesta e se
transforma na sua forma de ser amor resplandecente, sobre e sob um ambiente de equilíbrio
verdadeiro, onde o diálogo com o ser indefinível não pareça e não é loucura, por
não sabermos a proveniência dos sentimentos, ainda.
Alguns pensam que são poderosos, que as riquezas trarão
privilégios, e trazem a honra de bem prover a si e a todos igualitariamente,
qualquer coisa diferente disto, incide numa falha milenar, que não é e nunca
será tolerada, diante de um sofrimento que dilui o medo, onde a fé que é amor é
afastada por ser renegada.
Fato é que existe o sistema criador, percebe-se as sistêmicas
da vida, cuja autonomia de peças em suas funções correlatas, aos objetivos
comuns em um bem-estar integral a todos.
É corriqueiro o que diz a história a milênios quanto ao
erro e suas sequencias e consequências. Que erro foi?
Ficamos nas incógnitas conjecturas e ao sofrimento que
se perpetua e torna as coisas dos homens covardes e complexas a tal ponto de
confundirem tudo através do mal, que o torna um ser mal.
O ser vivente ainda tem muito aprender principalmente
com o atraso de sua evolução, por falta de fé, que tem também o nome de amor
vindo do ser de essência criadora, a quem ou o que muitos chamam de DEUS e DEUS
não é santo, não é algo representativo, vulgar, materialista ou qualquer outra
coisa traduzida em qualquer língua viva ou morta.
Vivem crises, por várias passaram, os responsáveis bem
o sabem e dominarão por mais tempo algumas situações, por existirem milhões de
asseclas, seguidores da mesma mentalidade, sob influencias terríveis que muitos
não tem noção.
Para atenuar o sofrimento da maioria, ainda existe e
existirá sempre, o esquema princípio da criação, que mesmo nas conjecturas há
um fundo de verdade cuja a permissiva evolução esclarecerá e com o tempo
vindouro as explicações serão claras e comprobatórias.
Todos sabem, aqui é mais um tópico repetitivo da
história, apesar de algumas deturpações os avisos, as orientações se
correlacionam.
Não confundam com religião, a maioria faz mal uso da
fé, consequentemente do amor, ferindo o verdadeiro proposito da criação, a luz
de um sistema divinamente superior.
Ruy de oliveira costa ( produto da criação)
domingo, 2 de abril de 2017
SEM EXPLICAÇÃO.
SEM EXPLICAÇÃO.
Não sei como
explicar de no silencio encontrar
Momentos de
contatos que insisto, não sei explicar
Por vezes
tentei ignorar sob ameaça de loucura
O tempo foi
passando percebi que não tenho como desligar.
O silencio
vem com o pensamento cheio de informações
Que se for
explicar algumas é bem provável que fique só
Percebo a
escassez de mentes que atinge o mesmo silencio mensageiro
Que nos chega
a doer de dá dó.
São trazidas
no vácuo entre o concreto e o abstrato
Como uma música
suave a tocar-te o sentimento
Entre a música
e o sentimento tantos atos
Que não
consegues tocar apesar de todo envolvimento.
Este
silencio que traz a reflexão suave ou de revolta
De ilusão,
paixão, amor
Ocorre-me
inquirir-me sobre meus atos, ações
Que se
esconde no pudor.
E quando a
fraqueza se aproxima
Tentando
dominar corpo e espirito a deprimir
Mediante a
resistência surge o reforço no silencio
Em um abraço
solidário o levante do animo pode se resumir.
É quando em
mim cresce uma confiança
Vinda no
reflexivo silencio, de algo que ajuda e nada cobra.
Não me
indagues, não saberei explicar
Só sei que
uma felicidade me toca que as vezes fico entre sorrir e chorar.
Ruy de
Oliveira costa (MOMENTOS ENCANTADOS). ACERVO Biblioteca Nacional.
Assinar:
Postagens (Atom)




















































