quarta-feira, 30 de abril de 2014

DOUGLAS SILVA GRANDE ATÉ NA SIMPLICIDADE.

Quando um artista popular simples com tendências carismáticas que a própria vida do mesmo testifica aparece, a admiração pelo seu trabalho é contundente, marcante.
Quando você se vê diante deste ator como cidadão comum que é, e assim se mostra, com simplicidade, naturalidade, espontaneidade, que o contato pessoal carimba a autenticidade da admiração já citada e pela pessoa em si , o orgulho e satisfação é imensa, estou falando do ator Douglas Silva que casualmente encontramos, poeta simples agradece gentil aparte em seu transito ao ator e sua família. obrigado DOUGLAS SILVA.
 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

HOMENAGEM COM POESIA.

Nos meus primeiros trabalhos careci dentre tantas coisas de um arte finalista, uma pessoa que para ilustrar a capa do livros, imediatamente convidei ANDERSON FIGUEIREDO COSTA, que muito hábil com seu Don valorizou artisticamente humildes trabalhos, expandindo a arte que abrangeu também a contra capa, mas sera exposta aqui no blog em tela unica. segue algumas poesias, textos nesta segunda edição. já em final de estoque, quem desejar adquirir, solicite através do e-mail, 1simplespoeta@gmail.com  enviando o endereço e pague ao receber  na agencia dos correios mais próxima ao seu endereço.



PARA TODOS OS SERES 2ª EDIÇÃO





CARTA DE APRESENTAÇÃO

A você que se interessa pelo amor;
A você que se interessa pela vida;
A você alma, a você espirito;
A ti verde natureza querida.

A quem me identifica agora como mais uma manifestação de amor;
De sentimento que em mim abundam provocando em meio a tanta emoção gostoso ardor.

O meu interior esta no ponto de explodir e entrar em contato com seres viventes que tenham felizes uma percepção sensível e decente, quero falar com gente, que fale com gente, com as flores, com as arvores enfim com tudo que se sente.

Assim me apresento às vezes só com as emoções que sinto e represento, por não encontrar no tom desta identificação. (embora exista e muito). Procuro a natureza com seu verde em multidão, muitas vezes assim o fiz e nas lagrimas me desfiz em sufoco interior onde o coração conhece o que nos leva ao fracasso e o que nos fortalece.

Não sou um religioso na concepção da palavra, mas tenho Deus fora e dentro de minha casa e todo aquele que o ama com respeito assim também deve ser amado. (como a natureza).

Inclino-me mais para a espiritualidade, respeito a todos com dignidade e com fé espero um dia ver este planeta reluzente de tanta felicidade.

Por hora como carta de apresentação, expus um pouco de mim, do meu coração esperando encontrar um apoio, pois na hora da verdade (em termo geral) quero ser trigo e não joio.

ROC




 PARA TODOS OS SERES.

De certo irão comentar e dizer da minha presunção, no entanto não tenho e não sou melhor que nenhum ser irmão.

O que acontece em mim é uma descoberta e desta descoberta envio mensagem de alerta, somos o caminho da vida infinita, somos parte daquele que por nos deu a sua vida.

E baseado na mensagem do pai maior __ todos serão feitos a minha semelhança. Descobri a aliança rompida, a união de todos nos neste ser interior que nas atitudes de desamor se manifesta em angustia e dor.

Mesmo aqueles considerados loucos varridos, endoidados. Sanguinários, frios calculistas e os etcetras e tal, sofre o senhor dentro destas almas pessimistas.

... Atinai... Irmãos para este ser porque são e não há nisto vaidade ou presunção, vislumbrai diante da natureza, no mar, sob o céu, na mata, no rio.

Não encare como desafio, desacato esta em nós o envio de fato, em todo ser, num bem de vida, num pobre coitado, a chave é esta e vamos conseguir ao vir a descobrir, envio tal mensagem de um ser PARA TODOS OS SERES.

ROC





 VIDAS MACHUCADAS

Na adolescência tive vários amores, um deles chamado Dolores, que me causou decepção, porém ela não foi a única que machucou meu coração.

Veio Maria Helena que conheci em Ipanema, cheia de problemas que quase morri, passou na minha vida também a Jussara que disse um não na minha cara e eu... sofri.

Hoje estou ainda só, cansado desta vida e solidão, estas mulheres para mim foram um veneno que curei cantando e tocando violão.

Dolores vive na vida, prostituta mais escolhida, Maria Helena já morreu, Jussara virou dona de casa para um marido que nunca foi seu.

ROC

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SUBINDO E DESCENDO, DESCENDO E SUBINDO O MORRO.

ENFIM ESTAMOS CHEGANDO A ETAPA FINAL PARA O LANÇAMENTO.


http://www.apededitora.com.br/


Um romance bibliográfico onde a realidade se confunde com a ficção, não insere nenhuma agressividade e ou atentado a moral de quem quer que seja. Uma homenagem aos lugares, caminhos e pessoas na vida do RUY DEVAGAR.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

UM SOL A SER CONTEMPLADO --- LUCIA HELENA --- MUSICA EM SUA VIDA.

 
Uma pessoa que inquieta-me com o seu estilo que a faz brilhar ainda que de longe a vejo de perto nunca ouvi cantar e quando chegar a hora, estará inspirando  um texto, onde os sentidos  darão a razão e a razão darão os sentidos e eis que verão nela uma de minhas´ poesias vivas enviada por DEUS.
 
                                      Ruy de Oliveira Costa (Poeta Simples).

sábado, 28 de dezembro de 2013

UMA RARIDADE, IRMÃOS JUNTOS EM UM ALMOÇO HOMENAGEM AO PATRIARCA DJALMA SABIÁ.

DJALMA SABIA AO FUNDO A DIREITA E OS FILHOS.

OS FIHOS A DIREITA RUY, JORGE, TANIA, A EQUERDA LUCIA E ROBSON.

NO AGUARDO RECEPTIVO DA GARÇONETE.
  Os filhos de Djalma de oliveira costa , o Djalma sabiá compositor e poeta e ultimo fundador vivo do grêmio recreativo Acadêmicos do Salgueiro, fizeram deste final de semana precisamente no sábado do mês corrente dia 28/12 uma data marcante e memorável para esta família deste grande personagem carioca  e tijucano do morro do salgueiro, residente  na rua conde Bonfim próximo a praça saens pena no santuário deste antropólogo nato autodidata que muito feliz pela surpresa extasiara-se com a presença dos filhos que não menos felizes passearam pela praça num regozijo e troca de energia positiva com reencontros que valorizaram também o presente e o passado inclusive com uma certa fragân-
NO SANTUARIO LAR DO POETA MOR SABIÁ.
 
NESTA FOTO A CHEGADA DA IRMÃ TANIA
 
ENCONTRO JORGE LUCIO E IVONETE GRANDE AMIGO DA FAMILIA DE LONGA DATA.
 
CONFRANTERNIZAÇÃO AO AMIGO  VONETIM.
 
TATARANETO TAMBEM NO ENCONTRO , RICARDO.
-cia no ar perceptiva por uma saudade inebriante e alegre que se manifestava no sorriso e nos abraços numa total manifestação de carinho que fica difícil de esquecer, humildade a frente carregava em nós a simplicidade reluzente provinda de nossas origens deste povo tijucano e em especial do morro do salgueiro.


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

POETA SIMPLES PRESTIGIA LANÇAMENTO DA APED EDITORA


   Em oportunidade para conhecer e contatar pessoalmente  a diretora Zélia Oliveira da Aped, Poeta simples foi ao shopping da Barra na livraria da Travessa que impressiona pelo espaço e volumes literários expostos, em dialogo passivo a diretora explicou a disponibilidade do locais de lançamento a principio em uma das livrarias da Travessa  na Barra e ou no centro do RJ com coquetel incluso, todavia Poeta Simples assessorado por sua filha Isadora devido ao exposto na obra esta tentando viabilizar evento no bairro da Tijuca, tentando facilitar um publico popular e amigos que tem manifestado incentivos a pessoa do Poeta Simples. aproveitando o ensejo foi apresentado o então escritor JAIRO ALEIXO a quem solidariamente deseja boa sorte e sucesso com o lançamento do seu livro.
e assim Poeta Simples com o sua frase característica envia, "beijo no coração de todos que é lugar de sentimentos nobres.
o escritor Jairo Aleixo, Ruy Poeta Simples e Zélia Oliveira.
 
Escritor e Poeta
 
O livro do escritor Jairo Aleixo.

domingo, 8 de dezembro de 2013

FERNANDO PAMPLONA UM GRANDE PERFIL HISTÓRICO AO POVO SIMPLES DO MORRO.

     Tive o prazer ainda que pouquíssimo de conhecer FERNANDO PAMPLONA que ouvira falar muito ainda criança e ao logo da minha juventude e nutria uma certa admiração pela maneira de falar de cultura, ele faz parte de uma época de ouro de gente ligado ao samba principalmente no seu SALGUEIRO, poeta simples não tem cacife para falar de FERNANDO biograficamente, mas por ter se tornado amigo de DJALMA SABIÁ ao longo de sua trajetória no SALGUEIRO sendo este compositor e poeta, pai do Poeta Simples pude aproximar do Fernando quando Sabiá fez 87 anos, o meu olhar era de admiração ao ver aquela intelectualidade em sua simplicidade, em meio ao povão. Enfim em 2013 FERNANDO PAMPLONA veio a falecer e a roseira com certeza dos grandes amigos balançou inclusive a do DJALMA SABIÁ que antes sentira o baque da perda de um ícone salgueirense Jorge Casimiro o JORGE CALÇA LARGA(filho) e para surpresa minha devido a falta de afinidade apesar de sua dor preocupou-se com isto dona Zeni esposa do Fernando Pamplona, antes destes fatos ocorrerem recebi de presente do amigo argentino Rodolfo Fuentes o livro O ENCARNADO E O BRANCO, guardado em estante do escritório, vindo ocorrer este fatídico dia da morte do autor houve o impulso de  ler a obra imediatamente e deleitei- me viajei em muitas paginas primeiro porque morei  com a minha vó e vô ao lado da sede da escola de samba do SALGUEIRO onde os ensaios incomodavam porque não tinha interesse pela cultura daquele tipo de lazer e do meio, hoje admiro a arte o meio ainda não me passa pela garganta, o livro do Fernando Pamplona é  simples e fantástico,  uma síntese biográfica deste personagem que cativa os que tem sede de cultura, seus escritos firmemente reconhecidos pela  ultima celebridade da  época de ouro salgueirense DJALMA SABIÁ, Poeta simples fica na expectativa esperançosa de que ao menos os salgueirenses leiam este livro de um inteleto artista que se dedicou a escola tal qual a muitos de sua época, mas resalta-se a sua paixão em razão  do seu profissionalismo que gratuitamente abriu mão de valores restrito a sua função por amor e este amor de uma certa forma esta neste livro O ENCARNADO E O BRANCO como uma declaração  a arte nacional e o Salgueiro.

PARTICULARMENTE  AGRADEÇO EMBORA POUCO POR TÊ-LO CONHECIDO.
OBRIGADO FERNANDO PAMPLONA.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PALESTRA E CONTADORAS DE HISTÓRIA NA BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE BOTAFOGO.

Prestigiando evento cultural na BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE BOTAFOGO em 09 de novembro pude perceber o quanto as pessoas podem serem acessíveis umas as outras através da cultura, em ambiente harmonioso onde havia pessoas representando comunidades que estão sendo revitalizadas socialmente, POETA SIMPLES fascinado pela simplicidade das contadoras de história ILANA POGREBINSCHI E REBECA QUEIROZ que acredito terem reeditado em cada um dos presentes uma inevitável volta ao tempo de criança e ou lembrança correlacionadas com o que foi apresentado pelas artistas citadas.
poeta simples foi convidado para nova edição do evento que será dia 23 de novembro, data especial para o mesmo que completará mas um ano de vida.

RUY POETA SIMPLES, GISELE MOTA GERENTE DE LIVRO E CULTURA MUNICIPAL
E EDISON CERQUEIRA RESPONSAVEL COORDENADOR DA BIBLIOTECA DO
CENTRO DE ARTES CALOUSTE GULBENKIAN.

POETA SIMPLES,EMERSOM E COORDENADOAS DO EVENTO.

POETA SIMPLES RUY E A ATRIZ CONTADORA DE HISTÓRIA REBECA QUEIROZ.

A ATRIZ  ILANA POGREBINSCHI E RUY POETA SIMPLES.

COORDENADORA DO EVENTO E O POETA.

 POETA E UA DAS ORGANIZADORAS DO EVENTO.
 
 
POETA E ORGANIZADO DO EVENTO.
 .
 


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

VISITA DIVULGADORA AO CENTRO DE ARTES CALOUSTE GULBENKIAN.

 
 
Um privilégio ir ao CENTRO DE ARTES CALOUSTE GULBENKIAN, muito bem cerimoniado pelo Renato costa que encaminhou o Poeta Simples a biblioteca da instituição onde se encontra o teatro GONZAGUINHA, admirando a arte exposta ao publico  Poeta Simples acompanhado do seu filho Witor Luiz se reuniu com os bibliotecários  o sr. Edison Cerqueira e a shra. Alesandra passos em reunião que culminou com a divulgação e doação de um livro ao acervo da biblioteca, muito satisfeito e feliz porque estava num ambiente onde se respira cultura em elevado grau, o livro" PARA TODOS OS SERES" em sua segunda edição acaba de ficar a disposição de todos que desejarem entrando em contato pelos e-mail, ruydeoliveiracosta@yahoo.com.br, 1simplespoeta@gmail.com e pelos telefones 3336-1330, celular claro 97406-8393 valor 7,50 + despesas de correios, deposito banco do Brasil agencia 1575-x , conta 18019 -x em nome de Ruy de Oliveira Costa.
POETA SIMPLES JUNTO AUMA ESCULTURA
NA ENTRADA DO CENTRO DE ARTES.
 
POETA SIMPLES RUY DE OLIVEIRA COSTA ENTRE AS OBRAS DE ARTE
 
NA BIBLIOTECA, POETA, SEU FILHO WITOR E OS BIBLIOTECARIOS
EDISON CERQUEIRA E ALESANDRA PASSOS.
 
O LIVRO "PARA TODOS OS SERES"

sábado, 2 de novembro de 2013

REEDITANDO O HOBBY - "PARA TODOS OS SERES".

Em 2002 explodia a célula literária que autodidatamente, se assim pode-se dizer de um jovem que cultivando a sua simplicidade timidamente expôs a amigos o que fazia, pra surpresa do mesmo correram a adquirir a obra que impressionava apesar de simples por ter tido elogio de montagem aquém do esperado, porque fora montado artesanalmente tendo esgotado em poucos dias as parcas e irrelevante produção de 500 exemplares.
        envolvido que esta com a grande expectativa do lançamento semi-biográfico romanceado do livro a ser lançado em janeiro 2014 de SUBINDO E DESCENDO, DESCENDO E SUBINDO O MORRO, a  2ª edição de PARA TODOS OS SERES, se reedita nos mesmos moldes de quando fora lançado em 1ª edição, pela ROC PRODUÇÕES que implementará a principio vendas pela internet, enquanto o site RUY DE OLIVEIRA COSTA não for inaugurado os contatos de venda poderão ser feitos através de e-mails , ruyumavida@outlook.com, 1simplespoeta@gmail.com, facebook, Skype, ooVoo e tel
2174068393, por incrível que pareça os amigos continuam incentivando, os quais ofereço todo meu apreço, naturalmente quem não obteve a 1ª edição eis a oportunidade, detalhe a produção para venda vai ser de acordo com as solicitações, com pequena reserva para pronto atendimento.
BEIJO NO CORAÇÃO QUE É LUGAR DE SENTIMENTOS NOBRES.
 

domingo, 27 de outubro de 2013

JORGE VIEIRA UM POETA ESCRITOR UM HOMENAGEADO.

 Difícil falar do JORGE para mim porque os raros momentos de contato eram geralmente profissionais, visto que fui orgulhosamente subordinado ao mesmo na empresa onde trabalhamos, particularmente absorvi como chefe e como pessoa pelo tratamento quando ao mesmo me dirigia, o que apesar de ser raro passa uma certa tranquilidade, peço licença de citar o nome do Gladston Salgueirense que era um dos chefes subalternos que da mesma forma cativou-me embora eu não demostrasse, deixo nesta lembrança ao amigo JORGE VIEIRA o meu abraço, autor de AINDA QUE SEJAM SÓ PALAVRAS, 1990 que tenho em meu acervo devidamente autografado, em algumas passagens de sua literatura senti-me dentro dela por ser Tijucano como acredito que o JORGE seja, ocorreu-me tal inspiração referente a obra do amigo que inseri-o em um dos escritos poético no livro PARA TODOS OS SERES, em 2002. JORGE perdoe-me o transcrito e qualquer interpretação errônea, mas foi com carinho e leveza  d´alma.





INSONIA.

 

Poeta!

Não foste constante para convencer somente a você, extrapolou na poesia, falou de tudo que queria, fez a gente sorrir, sofrer e amar.

 

Assim...

Três de fevereiro de mil novecentos e noventa, madrugada, deitado no quarto das crianças que dormiam expostos no chão da sala sobre a colcha junto da mãe.

 

Ventilador ligado no silencio, sono atrasado, a insônia permanecia passa-se quatro dias que mais cedo via o dia, bebia chá, às vezes lia pensando besteira, lia poemas de Jorge vieira.

 

Já tinha rezado, violão do lado, fiz uma letrinha e o sono veio sobre a mente... Dormi aliviado.
 
Ruy de Oliveira costa.
 
 
 
OBS: ESTA SENDO VIBIALIZADA UMA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO.
JORGE VIEIRA ABRAÇADO POR AMIGO EM CONFRATERNIZAÇÃO.

JORGE VIEIRA EM CONFRATERNIZAÇÃO COM AMIGA.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

UM PEDAÇO DE UM POETA IMPERIANO TIJUQUENSE.

 
 
 
Ainda sob o impacto da homenagem recebida pela escola de samba IMPERIO DA TIJUCA, Djalma Sabiá poeta compositor manifesta lembrança sobre o poeta compositor e um dos fundadores da escola citada, SINVAL SILVA, dissidente do Unidos Estrela da Tijuca que hoje é Império da Tijuca, conta a história Sinval era o compositor preferido da famosa estrela brasileira CARMEM MIRANDA.
 
SABIÁ privilegia o blog com um pedaço do que pode lembrar de um samba da década de 60 em que o morro da Formiga fora acometido de grandes desabamentos e avalanches devido as chuvas da época que inundaram o Rio de Janeiro de Sinval.
Segue o trecho.
 
 
CHOVEU.
MAS O IMPERIO DO SAMBA
O MORRO DESCEU.
 
APITOU
O DIRETOR DE HARMONIA
TODA ESCOLA OBEDECEU.
 
NO SUSSURROS DAS SAIAS SE OUVIA
E AS BAIANAS CANTANDO SEM PICARRO
SÓ REGRESSARAM DE MANHÃ
COM AS SANDALIAS DE CETIM SUJAS DE BARROS...
 
 
 
SINVAL SILVA.
 
DJALMA SABIÁ  RETRIBUINDO HOMENAGEM DA ESCOLA PRESENTEIA EM MOLDURA FOTO IMAGEM DO POETA SINVAL SILVA AO IMPERIO DA TIJUCA.
 
OFERECIDA UMA FOTO EMOLDURADA COM IMAGEM DO POETA SINVAL A ALA DE COMPOSITORES DO IMPERIO DA TIJUCA COM MATÉRIA JORNALISTICA REVERENDADA AO COMPOSITOR IMPERIANO.



sábado, 5 de outubro de 2013

A POESIA DOS QUINZE ANOS DE UMA MENINA.

        Já vai longe em que uma festa de quinze anos, o  cerimonial clássico mas ou menos até o meado do final do século passado com a sua essência invadia os salões por mais simples que fosse com debutantes e o príncipe encantado, a dançar a valsa e a menina sendo levada pelo pai no meio do salão a dançar num clima de grande emoção. todavia este aniversario estava prestes a enaltecer a alegria e a felicidade da aniversariante que irradiava por onde passava cumprimentando todos os convidados, muitas crianças que com os seus burburinhos faziam fluir mais e mais alegria que emanava do semblante sorridente da jovem NATÁLIA SALLES DE OLIVEIRA, a poesia estava no ar e só a via quem com a pureza d`álma e com satisfação abria o coração para que Deus derramasse as suas bênçãos sobre esta menina que nos deu a honra de ver o inicio de um novo período em sua vida.
       e a todos que a felicidade presenciaram principalmente as meninas que lá estavam desejo que de alguma forma a poesia deste dia esteja dentro do coração de cada uma e que igualmente sejam abençoadas para que esta geração suplante os erros e os preconceitos  em prol da felicidade de cada um.


FELIZ ANIVERSARIO NATÁLIA.
A BELA ORNAMENTAÇÃO.
 
A LOUVAÇÃO A ANIVERSARIANTE.
 

 
NATÁLIA A DIREITA.
 
POETA SIMPLES E NATÁLIA A ANIVERSARIANTE.