domingo, 13 de março de 2016

INSURREIÇÃO .


A HISTÓRIA CONTÍNUA DO POVO.

 O borbulho que surge em razão da ebulição vulcânica da sociedade, muitas são dinásticas, que se engloba diante do estado de coisa apresentado na vida de todo cidadão desta esfera, é claro que um País intercontinental não iria nunca ficar de fora, e explode em manifestações aparentemente incontroláveis, porque o dia que deixarem de ser,” a casa da mãe Joana” estará instalada.


As confusões politicas, jurídicas, institucionais e as crises de modo geral, haverá de ser “café pequeno” porque de fato o povo esclarecido se manifestará em todo o estado da federação sem o conluio de lideranças quaisquer, porque se insurgirá somente a luta para sobreviver, principalmente da fome.



INSURREIÇÃO POPULAR.


Em manifestos anteriores dissera que a carreira politica tinha que acabar  e o salario não deveria existir para as representatividades do povo, uma transparência popular com poder de decisão contínua poderia existir, onde cada cidadão haveria de ter um dispositivo de controle, com direito a consulta vinte quatros horas, sob as contas da união e sob os passos de cada parlamentar responsável pelas pastas correspondentes.

Este pequeno tópico seria a ponta do iceberg para as mudanças a qual a ingerência do povo seria dominante. 

Acabando a gestão de tal representante, o mesmo voltaria a viver como qualquer outro cidadão, não existe ser humano melhor ou pior, todos tem que ter direitos iguais, todavia isto não ocorre, nunca ocorreu, porque o ser humano valoriza as coisas acima da criatura, principalmente do advento divino. As dificuldades são criadas pelo próprio ser humano, principalmente quando detém poder sobre outro ser humano e isto ocorre em todas as camadas da sociedade.


O GRANDE TEMPLO DA VIDA CONFUSA DA NAÇÃO.


Esquecem ou não ensinam que o bem comum e incondicional é a evolução conjunta da humanidade, onde a inteligência e a sabedoria aliada a indulgencia condicionaria a vida na Terra a ares melhores sob todo o ponto de vista.
A milênios caminhamos lentamente, modo que não se visualiza qualquer sonho real sobre a dita evolução humana, viver numa sociedade, onde a diferença entre ricos e pobres é imensa, e ainda dizem que estão diminuindo para engambelar. Se a riqueza material os atrai é fato mas a mesma não foi feita para enriquecer ninguém, e sim para servir a todo ser humano ou ser vivente, mas as mentes se atrofiam com maquiavélicos interesses.

A DIFERENÇA É QUE HOJE ESTAMOS VESTIDOS

UMA REUNIÃO PACIFISTA AO BEM COMUM.


Mais uma vez, uma crise, mas uma vez o povo sofre, mais uma vez as organizações subliminares adiam a evolução conjunta de um povo, com a qual influenciaria o mundo, a ilusão cobre as vistas de milhões e milhões de pessoas, que no apaziguamento, voltam a ser somente cordeiros governados por lobos.
 Muitos planejamentos de uma organização mafiosa e subliminar existem que não hesitará em sacrificar aliados, para manter o controle de milenares gerações.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O LIVRO QUE RELATA A VIDA DO PEREGRINO RUY DEVAGAR




Como é que pode um pequenino de oito anos ser um bom observador, de modo geral e ao longo do tempo observou -se que os sentidos nas idades tenras são bastante aguçados, nos anos sessenta e setenta na semana da pátria, as forças armadas expõe  alguns de seus armamentos na praça, era passeio cultural para os alunos da escola, explicações diversas, dizendo inclusive que aqueles instrumentos bélicos era para a defesa da pátria e da paz, arrolado com os então ensinamentos de catecismo, este pequenino a si mesmo já indagava; ___ um ser vem ao mundo pregar a paz e o amor e o matam com as armas eventualmente de guerras, como entender as armas como instrumento de paz?
                   Num bate papo com colegas e até gente adulta procurava saciar os conflitantes pensamentos sobre tudo que se passava na cabeça, indagava sobre DEUS, sobre o amor, sobre sexo, sobre família, sobre crime e criminosos, sobre tudo do que ouvia falar e sobre os desejos e vontades, sobre o pobre e o rico sobre as diferenças de modo geral.


LEIAM: tenham sede nesta leitura, onde em algum tópico se identificará.

adquiram na editora APED, nas livrarias virtuais e fisicas  DA TRAVESSA , e outras através do buscador Google.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

UM TRIBUTO A ARTE- BATATA GALIZA



 FRAGMENTO DE UM MUSICO.




Em meados dos anos 70, conheci WELLINGTON GALIZA, por intermédio de amigos comuns, que estudava no mesmo colégio que eu, na época trabalhando no DCT – Departamento de Correios e Telégrafos, onde durante 05 anos frequentei o bairro do Andaraí, frequentando um clube de amigos na rua Jacamar, do mesmo nome CLUBE JACAMAR, onde o Galiza participava de um time de salão quase imbatível, credenciado não só pelo Galiza como Jorge de Abreu, Bill, Ademir Rainha, e outros mais que como Wellington treinavam e jogavam no time de base do tricolor das laranjeiras, onde tinha uma grande amizade com então jogador da seleção Carlos Alberto Pintinho, e o primo do mesmo Albino. Grande apreciador desta rapaziada, passei a frequentar a casa do Galiza, onde conheci sua mãe tia Nilza, uma pessoa maravilhosa de um coração imenso.



Dai então passei a conhecer o outro lado artístico do Wellington além do futebol, que era a musica, mostrou-se um exímio percursionista, frequentando, blocos e escolas de samba, como BOÊMIOS DO ANDARAÍ,  FLOR DA MINA, ACADÊMICOS DO SALGUEIRO, infiltrado no mundo do samba, começou a desistir de jogar futebol, e através de um outro amigo comum que jogava no América F.C. do  Rio de janeiro o zaqueiro Osmar de Souza Nunes, fez sua derradeira tentativa devido ficar muito tempo parado, acabou desistindo.




E envolveu-se com o meio musical de vez, inclusive adquirindo instrumentos de percussão de alta qualidade, e com a experiência de ter participado de shows com alguns grupos musicais, partiu para a terra da Garoa, São Paulo, tendo atividade junto a grandes artistas dentre eles Jorge Benjor, Originais do samba, e já naquele tempo trabalhara com Almir Guineto e tantos outros, fato é que o musico 



instrumentista depois de um certo tempo partiu para o exterior, e lá estando até então.

Vale ressaltar que hoje com o nome artístico BATATA GALIZA é conhecido na Europa devido suas apresentações, desde as mais humildes que enaltece sua personalidade diante do publico que o conhece aos grandes eventos para quais é convidados, não havendo necessidade radicais de maldosas interpretações, o que POETA SIMPLES repudia, diante desta pequena crônica, que sintetiza a grande historia que carrega este personagem o musico BATATA GALIZA.




segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

RESGATE DE UMA SAUDADE: LUIS AGUDO E POETA SIMPLES.

RESGATE DE UMA SAUDADE: LUIS AGUDO E POETA SIMPLES.


    Em meados da década de 60 como era de costume, aflorava uma deliciosa invasão de cultura através de varias vertentes no morro do salgueiro, na Tijuca no Rio de Janeiro, e o destino sempre era a residência da família Serra que os recepcionavas, como ali os integrantes desta família carrega no seu bojo maravilhosas virtudes, atestada inclusive por um dos ícones desta comunidade de conteúdo de alta nobreza, DJALMA SABIÁ amigo íntimo da família a décadas, ficando inclusive circunscrito como um membro familiar visto a relação com o patriarca e matriarca desta família Nair de Souza e Iraci de Souza Serra, costureira e personalidade da agremiação de escola de samba acadêmicos do Salgueiro, e o exímio violonista respectivamente.


Em determinado momento em meio a achegança de artistas e personalidades, adentra ao morro um argentino de 27 anos de idade, musico, percursionista, e que cativou de imediato não só a família Serra mas também algumas famílias e outras pessoas, inclusive a do compositor Djalma Sabiá, e a criançadas do local denominado, beco das sete cuias, este ser é LUIS AGUDO, o mesmo encantado e integrado com as pessoas conheceu e explorou toda cultura da comunidade. Mas existe uma particularidade na sensibilidade deste ser, junto as crianças do beco citado e elas com ele que ficou marcado para sempre na memória da mesma e do argentino, a troca de carinho e atenção foi tamanha, que palavras e escritas não conseguem transmitir ou materializar, um sentimento de irmandade, fraternidade, solidariedade estava no ar.



Hoje no dia 10 de Janeiro de 2016, depois de mais de 50 anos O luis volta ao BRASIL  e como não poderia deixar de ser é recebido pela família Serra, na pessoa que também esta inserida na história do poeta simples LUCI SERRA, e o poeta sendo convidado a residência a se apresentar para rever o querido amigo sob forte impacto de emoção, para excluir um ranço de saudade que apertava o seu coração, pois naquela época quando o Luis partiu do Brasil, foi um choque para as crianças do beco, e dentre elas estava o poeta simples Ruy com 7 ou 8 anos de idade, neste dia luis fez de tudo para nos confortar e no entanto o mesmo também acabou chorando com tanto carinho e amor por sua pessoa. Hoje privilegiado, agradeço a Luci e ao Luis por este momento feliz de minha vida.





domingo, 3 de janeiro de 2016

CRIANÇA CONTINUA SENDO UMA ESPERANÇA =DANDARA

CRIANÇAS

Há quem diga, há quem a veja
Como a esperança no mundo
Mas como as tratam
Transformam-na em pequenos selvagens imundos.

Que causa tristezas gritantes
Que ecoam no universo
É grande a escuridão ameaçadora
Que pode tornar todos desequilibrados e dispersos

E no caminhar de uma criança num jardim
Peço misericórdia diante de tanta esperança
Que existe numa só
Imagine todas amadas, que tamanho seria a bonança.

Vem criança, vem caminhar neste jardim pela manhã.
Quem sabe mais tarde o socorro venha
Sob a compreensão
Daqueles que tem DEUS na mente e no coração.

Ruy de Oliveira Costa

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

POESIAS DO LIVRO- PARA TODOS OS SERES (REEDIÇÃO)


MEU QUERER.

Quero o oceano, quero olhar o mar grande e poderoso nunca só esta. Quero o verde de todas as matas, quero o branco das nuvens esparsas.

Quero a tolerância de Deus, quero as fragrâncias do céu, quero amar o mundo, quero o amor profundo do fundo do coração.

Quero transformar esta violência que se mistura no ar, quero a misticidade dos deuses com bondade sem ira, quero que me ame a minha cara metade Valdemira.


Se estiver querendo só me falta o poder incontestável de ser o próprio querer que querendo tudo faz, mesmo sob os risos dos discípulos de satanás que como o mestre deles se curvará diante de meu poder de paz e da razão de tudo, que tudo faz.       

ROC



A PROCURA.

-procuro as arvores que vivem em regiões planas, onde habita o silencio de todas as entranhas, onde minha consciência indagadora tenta chegar à origem, onde ao olhar o céu desvenda-se a verdade que cobre a tua face provocando em mim êxtase sem fim.

Sentindo assim a reação da natureza ao meu redor que alegremente se harmoniza com o soprar de uma suave brisa, neste lugar onde tenho como ficar só, longe de desejos e vontades que tentariam contra este estado belo de coisas.

Sentindo os contatos mais sublimes, ouvindo os sons, mais eternos e avistando a mais maravilhosa das visões deixando jubiloso meu feliz coração, desejosos de estar sempre neste lugar, vivi procurando, percebi que não estava só, vi outros seres chegando.

Vi a felicidade que os guiava, vi a mesma felicidade me acenando e ao me aproximar senti-me levitar e pondo a descoberto meu pensamento em instantes de momentos ouvi-o dizer. ____ em verdade, em verdade vos digo que já estais aqui comigo.

ROC






CLEMENCIA.

            Se pensa que quero aparecer, certamente que sim não vou esconder, sei que tem um brilho em mim que me fara ascender, porque a lira me envolve como a brisa me aviva que aviva todos os seres e que nos dá alguns poderes.

Sou grande como o planeta e como tal sou ignorado, muitas vezes desrespeitado, mas se notar já estou a reclamar, pois estão me desmatando, estão me queimando por dentro e por fora, o verde e o colorido das flores morrem sentindo minhas dores.

Senhor insensível sou um representante do mundo assim sendo sou tal qual quem me enviou, enviara um poeta para pacificamente tudo anotar se o mundo chora o poeta põe-se a chorar.

E há tantos poetas por ai, atentem que depois do poeta o mundo pode deixar o mal espalhar o seu fel e sacrificando a si próprio o mundo deixará ir a ultimas consequências o estado de coisas degradantes e o poeta clamará por clemencia apesar de atos intolerantes.

ROC




CONTATO: (21) 97406-8393
E- MAIL: 1simplespoeta@gmail.com
ruyumavida@gmail.com













sábado, 28 de novembro de 2015

UMA HOMENAGEM A NATUREZA.



COMO É LINDA A NATUREZA.


Diante de monumental paisagem, me vem a coragem de na mata penetrar, a brisa suave toma conta do lugar, respira-se fundo e descalço os pés ao chão, e as mãos ousam tocar o tronco de uma e outra copa de arvores, e a frente se vê entre  a vegetação um movimento ritualístico em meio as aguas que da cachoeira desce abundante

E antes que entregue o corpo a queda, o olhar fica a admirar o encanto, que de emoção desce a face o pranto, e sob silencioso pedido de licença, vagarosamente segue-se sobre as pedras e bem  perto da agua que salta das entranhas da natureza, banho-me  num magico instante.

Observo que o bem estar toma conta do meu ser, é preciso agradecer e fazer silencio com o silencio que estando ali sem a presença humana  põem-se a ouvir uma espécie de canto sob este manto verde que refresca a serra de Inhomirim que cultiva no local uma paz em mim.

E ao sair deste pequeno pedaço de paraíso  , sem tristeza, co

m alegria, esperando o convite de um retorno, e descendo a raiz da serra, sem um abraço  naquela imensa presença invisível da vida que ali habita e que na tranquilidade da descida, pergunta a minha mente atrevida se um dia voltarei, e a brisa me parecia dizer sim.

Ruy de Oliveira Costa.






segunda-feira, 9 de novembro de 2015

UMA POESIA PREMIADA - PARTINDO

PARTINDO.

Caminhando sem rumo a vagar entre árvores, relvas e mar, com saudade do afeto que me faltou.

Caminhando, chorando tento esquecer, lutando com a mente um forte poder, que me traz a lembrança um choro de criança em que adeus nem pude dizer.


ROC

sábado, 19 de setembro de 2015

A ÁRVORE





 A ÁRVORE



És lenda  de divina literatura

Amplamente estudada a vida da Terra

Um dia irão descobrir

A arvore da vida que a alma e o espirito conserva.



É de texto bíblico de fato

Palavra continua do
senhor

Que não cabe em parcos livros

A orientação do criador.



Tão vivo vegetal

Que fruta alimentava o ser transcendental

Cuja  linhagem aqui habitava

Junto com o ser primitivo animal.



Para em tal hábil tempo miscigenar

Com a primitiva criação

E proporcionar em grande escala

A programada divina evolução.



Suas folhas seriam espalhadas

Pelo mundo afora

Nelas perpetuava a paz

Que até então não existe agora.



Desvios que vós sabeis e conhecem

No modo de cada um toda religiosidade sabe

 não percais a esperança

 a semente desta arvore neste mundo ainda cabe.



A mesma ainda não foi plantada

Comportam-se como vis selvagens

Vejam as queimadas,

nos rios poucas se vêem as margens.



Quando o equilíbrio aqui surgir

E o divino novamente aqui habitar

Verão de longe

 A árvore da vida aqui germinar.







Ruy de oliveira costa, da obra momentos encantados 1990 BN.



















segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A POESIA NO CAMINHO DE UMA NOVA VIDA.

ILUMINADA SEDUÇÃO.

Naturalmente vivo enclausurado
Por alguns pontos de vista
Embora por momentos seja seduzido
Aos desejos de uma  intensa lista.

Onde o viver alegre se manifesta
Onde a musica vai de um grupo a grandes orquestras
Em tantos cantos alguns ao meu gosto toca
Em trilhas de poesias e até palestras.

E as danças diversas que atrai pessoas
Que se destacam na arte em seus contornos
E a harmonia marca sua presença
Que aplaca a angustia do povo.

Mas porque ficar enclausurado?
Por medo, por coragem?
Sim pelos motivos que ora dizes
Pelo mal de negativas abordagens.

E que no aprisionado do meu ser
A conformidade em esperar
Algo que de mim toma conta e que às vezes pela imaginação me espanta
De que este algo melhor para todos virá.

Enquanto não acontece na sedução perece, esforço para merecer;
Na noite se diverte até o dia amanhecer
Mas acredito que a vida em alto astral evolui com precisão
E esta será a irresistível iluminada sedução.

Ruy de Oliveira Costa.












quarta-feira, 29 de julho de 2015

UMA ÁRVORE FRONDOSA CHAMADA SALGUEIRO CORTA SUA ULTIMA RAIZ.

CORTADO O CORDÃO UMBILICAL COM O SALGUEIRO

Lamentavelmente os grandes interesses em suas diversificadas vertentes, mostram a falta de traquejo quanto a manifestação de arte dentro de um contexto integral dentro de uma sinopse, isto sem falar na respeitabilidade e no uso de imagem de um grande personagem durante anos a fio culminando o ápice na atual administração e que na hora de honrar devidamente esta personalidade, lhe vira as costas, sem faltar com respeito aos outros concorrentes, este ser que tem uma capacidade impar de fazer o trabalho que fez e que qualquer carnavalesco de capacidade impar como tem a agremiação com certeza daria show em sua arte profissional que tem, fica assim a desvinculação ou se preferirem o corte umbilical entre a academia e este personagem cujo o codinome é DJALMA SABIA, que em hábil tempo devolverá a agremiação todas as menções a ele referida, percebe-se assim a falta de sensibilidade que faltou e falta a agremiação em particular a este patrimônio cultural do Rio de Janeiro.

Ruy de Oliveira Costa.

 
POETA SIMPLES E DJALMA SABIÁ(ALMA GRANDE).

quarta-feira, 22 de julho de 2015

SARAU DA LIVRARIA MAJU COM LEANDRO ERVILHA.



O sarau da livraria MAJÙ, em 19 de julho, no shopping Sulacap foi mais uma experiência emotiva para o poeta simples, culminando com a ordenada e maravilhosa coordenação e direção do poeta, artista plástico Leandro Ervilha, numa divulgação do evento bem ampla transmitida pelo seu canal de transmissão via internet, dando uma oportunidade impar dos presentes mostrarem o seu trabalho e naturalmente formando novos círculos de amizade, ao final do evento foram sorteados livros como brinde, tendo o Poeta Simples na oportunidade doado também um quantitativo de livros para tal processo, todos os presentes se mostraram felizes e fraternos.
Poeta Simples aguarda o próximo evento na livraria, esperando que mais poetas, músicos, e outros adpetos da arte em questão compareçam para que esta célula cultural cresça e ajude a amenizar um pouco desta violência ignorante que assola o País.

beijo no coração de todos que é lugar de sentimentos nobres.

nobres personagens do sarau da livraria da MAJÚ, no shoping Sulacap.

Poeta Simples Ruy e o Poeta, artista plástico Leandro Ervilha.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

POETA SAIA DA GAVETA





O poeta simples contatando via internet evento literário, fora convidado a estar no mesmo, estabelecendo novos relacionamentos que só o tempo confirmara, mas a noite do dia 14 de julho 2015,  sentiu na pele mas uma emoção e diversas manifestações de sentimentos em seu interior, culminando com uma abençoada companhia de um poeta chamado PIRI.
Poeta Simples entou a poesia a seguir:

É PRECISO.

Eu preciso caminhar e refletir, ir de encontro à natureza, liberar, deixar vir em mim toda manifestação de amor sem fim.

Pegar no meu vagueio a estrada da paz, no Alto da Boavista, falar com os bichos, com seres vegetais, amar todos os seres, pensar num todo com todos eles, imaginar estar vivendo sem estar se matando ou morrendo.

Eu preciso... E é preciso, vagar por entre os arvoredos sentindo a brisa que alisa todo meu ser, num carinho, num afeto de bem fazer, quero rir na sombra das folhagens, quero desaguar a ansiedade ao me deitar na ramagem ao longo do riacho e matar a saudade.

Em estar respirando este ar com seu cheiro de recordação aflorando em meu peito a


vontade do coração, que é amar e ser amado sem destruir, sem extinguir desejando nunca partir.

É preciso... e  eu preciso, estar envolvido por esta áurea cheia de sentimentos nobres e tornar realidade sempre sem precisar que cobrem, é preciso que o sol venha, que a chuva caia , que o vento sopre e que mais ninguém ao chegar morra na praia.

Se concretize todos os anseios de amor e liberdade, é preciso, nós precisamos viver a vida sem maldade, que extrapola as medidas sempre criando briga onde se manifesta a discriminação.

Porém aqui não, aqui dentro deste estado belo e maravilhoso mundo vegetal, onde não só eu, mas todos possam se sentir realmente um filho natural.

ROC
O Poeta Simples Ruy de Oliveira Costa

O poeta PIRI em alta performance poética.