sexta-feira, 18 de outubro de 2013

UM PEDAÇO DE UM POETA IMPERIANO TIJUQUENSE.

 
 
 
Ainda sob o impacto da homenagem recebida pela escola de samba IMPERIO DA TIJUCA, Djalma Sabiá poeta compositor manifesta lembrança sobre o poeta compositor e um dos fundadores da escola citada, SINVAL SILVA, dissidente do Unidos Estrela da Tijuca que hoje é Império da Tijuca, conta a história Sinval era o compositor preferido da famosa estrela brasileira CARMEM MIRANDA.
 
SABIÁ privilegia o blog com um pedaço do que pode lembrar de um samba da década de 60 em que o morro da Formiga fora acometido de grandes desabamentos e avalanches devido as chuvas da época que inundaram o Rio de Janeiro de Sinval.
Segue o trecho.
 
 
CHOVEU.
MAS O IMPERIO DO SAMBA
O MORRO DESCEU.
 
APITOU
O DIRETOR DE HARMONIA
TODA ESCOLA OBEDECEU.
 
NO SUSSURROS DAS SAIAS SE OUVIA
E AS BAIANAS CANTANDO SEM PICARRO
SÓ REGRESSARAM DE MANHÃ
COM AS SANDALIAS DE CETIM SUJAS DE BARROS...
 
 
 
SINVAL SILVA.
 
DJALMA SABIÁ  RETRIBUINDO HOMENAGEM DA ESCOLA PRESENTEIA EM MOLDURA FOTO IMAGEM DO POETA SINVAL SILVA AO IMPERIO DA TIJUCA.
 
OFERECIDA UMA FOTO EMOLDURADA COM IMAGEM DO POETA SINVAL A ALA DE COMPOSITORES DO IMPERIO DA TIJUCA COM MATÉRIA JORNALISTICA REVERENDADA AO COMPOSITOR IMPERIANO.



sábado, 5 de outubro de 2013

A POESIA DOS QUINZE ANOS DE UMA MENINA.

        Já vai longe em que uma festa de quinze anos, o  cerimonial clássico mas ou menos até o meado do final do século passado com a sua essência invadia os salões por mais simples que fosse com debutantes e o príncipe encantado, a dançar a valsa e a menina sendo levada pelo pai no meio do salão a dançar num clima de grande emoção. todavia este aniversario estava prestes a enaltecer a alegria e a felicidade da aniversariante que irradiava por onde passava cumprimentando todos os convidados, muitas crianças que com os seus burburinhos faziam fluir mais e mais alegria que emanava do semblante sorridente da jovem NATÁLIA SALLES DE OLIVEIRA, a poesia estava no ar e só a via quem com a pureza d`álma e com satisfação abria o coração para que Deus derramasse as suas bênçãos sobre esta menina que nos deu a honra de ver o inicio de um novo período em sua vida.
       e a todos que a felicidade presenciaram principalmente as meninas que lá estavam desejo que de alguma forma a poesia deste dia esteja dentro do coração de cada uma e que igualmente sejam abençoadas para que esta geração suplante os erros e os preconceitos  em prol da felicidade de cada um.


FELIZ ANIVERSARIO NATÁLIA.
A BELA ORNAMENTAÇÃO.
 
A LOUVAÇÃO A ANIVERSARIANTE.
 

 
NATÁLIA A DIREITA.
 
POETA SIMPLES E NATÁLIA A ANIVERSARIANTE.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

É PRECISO.



É PRECISO.

 

Eu preciso caminhar e refletir, ir de encontro à natureza, liberar, deixar vir em mim toda manifestação de amor sem fim.

 

Pegar no meu vagueio a estrada da paz, no Alto da Boavista, falar com os bichos, com seres vegetais, amar todos os seres, pensar num todo com todos eles, imaginar estar vivendo sem estar se matando ou morrendo.

 

Eu preciso... e é preciso, vagar por entre os arvoredos sentindo a brisa que alisa todo meu ser, num carinho, num afeto de bem fazer, quero rir na sombra das folhagens, quero desaguar a ansiedade ao me deitar na ramagem ao longo do riacho e matar a saudade.

 

Em estar respirando este ar com seu cheiro de recordação aflorando em meu peito a vontade do coração, que é amar e ser amado sem destruir, sem extinguir desejando nunca partir.

 

É preciso... e  eu preciso, estar envolvido por esta áurea cheia de sentimentos nobres e tornar realidade sempre sem precisar que cobrem, é preciso que o sol venha, que a chuva caia , que o vento sopre e que mais ninguém ao chegar morra na praia.

 

Se concretize todos os anseios de amor e liberdade, é preciso, nós precisamos viver a vida sem maldade, que extrapola as medidas sempre criando briga onde se manifesta a descriminação.

 

Porém aqui não, aqui dentro deste estado belo e maravilhoso mundo vegetal, onde não só eu, mas todos possam se sentir realmente um filho natural.

ROC

 

 

sábado, 17 de agosto de 2013

SARAU, QUINTAS POÉTICAS ESPAÇO CULTURAL CALIEL.


 O sarau no Caliel Bar que faz parte do programa turístico municipal do Rio de Janeiro, coordenado por Emerson Menezes, Marcelo e Denise  Santos, mostrou a qualidade do evento que desta feita homenageou o poeta e compositor salgueirense Djalma sabiá na pessoa do seu filho Ruy de Oliveira Costa, o poeta simples que muito emocionado chegou a declamar uma poesia inédita do seu pai. A tarde noite muito prazerosa marcou porque foi a estreia do poeta simples em um sarau. parabéns a todos.
Poeta simples e a Jornalista Fernanda
 
Luan Nascimento ADM do blog Simples.
 
 
Denise Santos  coordenadora do sarau e Poeta simples.
 

 
Poeta simples em entrevista.
 
entrevista
 

 

 

 
Milton Vital musico compositor.
 

 
Milton Vital dando entrevista.

 
Poeta Simples em apresentação poética.

 

Ruy, Emerson coordenador, Luan neto do poeta, Witor filho Milton e expectadora amiga.

 
família do Sabiá e família  do calça larga a continuidade salgueirense.

 
Joelmo e Jomar aladeando poeta simples são a forte ligação da comunidade salgueirense com a agremiação escola de samba
Acadêmicos do Salgueiro, família Casimiro. (Calça Larga.)

 
poeta declamando com fundo musical do compositor Milton Vital.

 



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

HELINHO DO SALGUEIRO E XANDE DE PILARES CANTANDO: MENINO DE PÉ NO CHÃO


 
 
Poeta simples tem a honra e o  prazer de divulgar esta musica linda do poeta e compositor HELINHO DO SALGUEIRO , o mesmo altamente qualificado para o que se propõe ele reedita com maestria cantando junto com o seu parceiro também não menos qualificado XANDE DE PILARES.
 VAI QUE É TUA POETA.

SIMPLESMENTE UMA HONRA.

 
AINDA GARIMPAM NA MINA SALGUEIRO.
 
 
Na simplicidade desta mina onde se garimpa os dons das pessoas, que por sua vez sempre tem uma preciosidade para mostrar, em todo canto deste lugar a qualquer momento pode se ter um ou mais, descoberta produtiva, poeta simples pede licença a todos deste lugar que também é seu berço, agradecendo a honraria ao velho poeta DJALMA SABIÁ.
 
 
EVENTOS COMO ESTE TAMBEM COLOCAM O MORRO DO SALGUEIRO EM ELEVADA E POSITIVA EVIDÊNCIA.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

.POETA SIMPLES EM MOMENTOS SALGUEIRENSE. DOMINGO 04082013


POETA SIMPLES EM MOMENTOS SALGUEIRENSE.

 
DJALMA SABIÁ, TETEU, HAROLDO COSTA NO SANTUARIO ANTES DE IR PARA EVENTO E GRAVAÇÃO.

DJALMA SABIÁ, POETA SIMPLES, HAROLDO COSTA ANTES DE DO EVENTO E GRAVAÇÃO.

 




TETEU COORDENANDO CENAS DA GRAVAÇÃO E FOTOS.

PARTE DA EQUIPE DE GRAVAÇÃO .


REGINA CELI PRESIDENTE DO SALGUEIRO, DJALMA SABIÁ E HAROLDO COSTA.

HAROLDO COSTA DE FRENTE PARA CAMARA.

REGINA CELI PRESIDENTE DO SALGUEIRO OUVINDO DJALMA SABIÁ.

POSE PARA FOTOGRAFIA DESTA FEITA A DIREITA APARECE
JÔ COORDENADO RESPONSAAVEL PELO CANTRO CULTURAL CALÇA LARGA E
MARCELA A PORTA ESTANDARTE DO PAVILHÃO SALGUEIRENSE.

GRAVANDO DIALOGO DOS BALUARTES.

SEQUENCIA DA GRAVAÇÃO DOS BALUARTES.

INSERE-SE NESTA CENA, JÔ, REGINA E MARCELA.

SOB OS OLHARES DE SABIÁ E REGINA, HAROLDO E MARCELE CONFABULAM ASSUNTOS DA ESCOLA.

HAROLDO COSTA EXPLANADO SEU PENSAMENTO QUANTO AO MOMENTO SALGUEIRENSE.

E A HARMONIA SE CONSUME ENTRE AS SUMIDADES.

A SATISFAÇÃO ESTA EXPLICITA NA FISIONOMIA DAS PERSONALIDADES.

 

CHEGADA AO CENTRO CULTURAL CALÇA LARGA. DE DJALMA SABIA E HAROLDO COSTA.



       Domingo saindo com a família o poeta dirigiu-se ao morro da formiga onde haveria uma concentração familiar par se dirigir a agremiação Império da Tijuca, não muito afeito ao meio embora goste da arte do samba em todas as suas nuances deixei a esposa junto com seus familiares que era o desejo da mesma ir ao evento do Império, então resolvi ir ver o meu pai lá no seu cantinho na rua conde de Bonfim, na praça Saens pena junto com meu filho e neto, chegando lá tinha um senhor na porta conhecido no mundo do samba como Teteu, e adentrando no que conhecemos como santuário do Djalma sabiá, vi Djalma e outro baluarte da cultura inclusive do mundo do samba Haroldo costa, estavam ali mais de 100 anos de história juntos, Teteu muito ágil passou-me a informação que estavam aguardando equipe de reportagem porque estariam fazendo um documentário para uma emissora e que a presença minha, filho e neto veio na hora certa, tinha um pequenino empecilho que antes teria que resolver com os meninos, o lazer deles que já estava programado, resolvido encontramos com Teteu e a equipe no morro do salgueiro em direção ao CENTRO CULTURA CALÇA LARGA, o recinto festivo e cheio praticamente tomado, na chegada de Djalma Sabiá e Haroldo Costa Teteu coordenou uma tomada de gravação onde recebíamos os dois grandes personagem e dai em diante varias tomadas com varias personalidades da escola com uma coordenação pratica, ágil e inteligente de toda a equipe ao adentrarem no centro cultural o ápice de empolgação e moção com vários sambas cantados num clamor instituído a escola e ao morro, em suma aos salgueirenses.
 
 
O APICE DA EMPOLGAÇÃO E EMOÇÃO COM A PRESENÇA DOS BALUARTES.


 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

VISÃO DO POETA.


 

VISÃO.

 

Que coisa linda

Você me beijando

Me abraçando

Tirando a sandália!

 

Que coisa linda

Você me amando

Me dizendo querido

Tirando o vestido!

 

Que coisa linda

Você me olhando

Se afastando

Em direção ao chuveiro!

 

Que coisa linda quando você ri!

Que coisa linda quando você fala!

Que coisa linda; você nua

Andando pela sala.

 

Jorge Vieira

 

(editada no livro do poeta Jorge Vieira em 1990)
"AINDA QUE SEJAM SÓ PALAVRAS."
 

Poeta simples tem o mesmo autografado, deste poeta simples de contidas historias e poesias em seu ámago.

 

 

 

 

POETA JORGE VIEIRA EM UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO.

MARLENE E MARLI NA POESIA DO POETA SIMPLES.


        Edita-se em tom de homenagem a duas pessoas especiais na vida do simples Ruy que na infância criado pela vó materna, ainda não era conhecido pelo seu codinome adquirido na adolescência. Ruy devagar, que ao longo do tempo foi caindo no esquecimento. Alias este é o personagem que conta o romance intitulado "SUBINDO E DESCENDO, DESCENDO E SUBINDO O MORRO", obra viabilizada em fase editorial na APED. eis então MARLENE E MARLI (LILI) com carinho para vocês.



 DEVAGAR
 
  na ladeira subindo a potengi
O Devagar viveu por ali,
SEMIRAMIS, senhora sua avó
Seu SILVA senhor seu avô, envolvidos por fraterno amor.
 
Criaram ali na ladeira na rua potengi
Juntamente com as primas MARLENE  e MARLI,
Poeta de um mundo vulgar, com olhos  p’ra
Felicidade moldar.
 
Plantou para colher alegria
No seu mundo de fantasia,
que no anonimato se escondia
com medo de vislumbrar- se um dia
com a realidade  que contradizia.
 
           Hoje poeta se identifica de maneira natural sob a intuição dos concretos e abstratos não esquece do passado, que é saudoso e não faz mal.
MARLENE E MARLI, HOJE
RUY DE OLIVEIRA COSTA

quinta-feira, 18 de julho de 2013

UM POETA CHAMADO NELSON DE MORAES.

Num bate-papo informal com o compositor e poeta historiador autodidata Djalma de oliveira Costa ( Djalma Sabiá) compartilhou sua lembrança e saudosismo desta feita falando de suas origens lá do morro da Casa Branca e do Borel falando de sua mãe e da escola de samba Unidos da Tijuca, de repente ele começou a cantarolar quase recitando uma letra muito bonita cadenciada pelos ritmo dos anos 30, indagado de quem era o samba poético disse, ____ é de um dos maiores compositores que conheci chamado Nelson de Moraes, em seguida entoou outra melodia também do mesmo cacife de qualidade poética, pausou e disse,____ este maravilhoso compositor é o pai do Neneo, sobrinho do meu amigo Tatão, então foi solicitado que desse continuidade ao canto da letra então ele resolveu também recitar e poetizou de modo simples mas eloquente. segue então as letras .


  
 
 
PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA.
 
Dia 15 de novembro
Na praça da aclamação
Este grande patriota
Tornou em republica nossa nação.
 
Brasileiros vamos homenagear
Nesta data este grande herói
Que o nome do Brasil soube honrar
Grande guerreiro bravo marechal
Que ao lado de seus companheiros
Na hora precisa soube ser leal.
 
Do solo da nossa pátria a monarquia extinguiu
Proclamando a republica no nosso querido Brasil
Agradecemos a ele
E seus soldados a glória
Pois sem derrame de sangue
Tornou nossa causa vitoriosa.
 
Nelson de Moraes.
 
 
 
 
 
4º CENTENÁRIO DE SÃO PAULO.
 
 
São Paulo
Estado e progresso de nossa nação
Por isto merece em teu quatrocentão
Esta homenagem que aqui prestamos.
 
São Paulo
Com seus cafezais e a indústria fabril
Tu és o celeiro do nosso Brasil
São Paulo
Estado orgulho da nossa nação
Tu és cidade jardim
Terra da promissão
 
Tu és São Paulo
Estado industrial
Verdadeiro arsenal
Da nossa imensa nação
 
Salve bandeirantes lendários
Neste quarto centenário
Que desbravaram o teu sertão
Bravos fundadores
Que tem seus nomes na história
 
Salve o teu povo varonil
Orgulho do nosso Brasil
Que te criaram com lutas e glórias.
 
Nelson de Moraes.
 
 
 
 
 
 
 
 
O COMPOSITOR E POETA NELSONDE MORAES E SUA PROLE  NOS INDOS ANOS 30, SEGUNDO DJALMA SABIÁ ELE FAZ PARTE DE UMA DAS FAMILIAS QUE FUNDARAM A UNIDOS DA TIJUCA, ESTA FOTO FOI CEDIDA GENTILMENTE PELO FILHO MAIS VELHO DO POETA O MIGUEL DE MORAES.

domingo, 14 de julho de 2013

ESTE É O LUGAR!?...


              ESTE É O LUGAR


             

             Este é o lugar, pode até não ser o momento mas por qualquer juramento este é o lugar, indianistas, Pacifistas, católicos, evangelistas, candomblecistas, macumbeiros

Sim senhor, budistas, mulçumanos, viados hoje gays, etéreos, Homossexuais .

               Não  se esqueçam dos corruptos, ladrões, da justiça injusta, dos loucos, dos mendigos, da puta rica ou pobre, do nobre,

da classe alta, da classe média, dos pobres paupérrimos, pois este é o lugar e não é lugarejo. Aqui tudo se despeja, aqui tudo se agride, tudo se abraça, tudo e todos se beijam, se amam, se odeiam, tem sol, tem lua, tem gente pacata vivendo, andando na rua, tem os guerreiros, traidores, honestos, justiceiros nem sempre justos.

                  Este é o lugar que tudo tem, vivem-se mal, vivem-se bem todos querem ir para lá, muitos saem para voltar, rola a bola tem carnaval, não é o paraíso, suponho ser a ultima parada para muita gente, antes do juízo final

                Ruy de oliveira costa







Poesia  editada no livro SIMPLES (2005) .